Cordel do Sertão Alado no Céu das Artes
Repleto de comicidade e musicalidade, o Cordel do Sertão Alado é um espetáculo escrito, produzido e realizado por artistas brasilienses em homenagem ao sertão, seu povo, seus costumes e seu bioma.
Cordel do Sertão Alado será apresentado no Espaço Céu das Artes, em Formosa, Goiás, no dia 23 de setembro. Haverá duas sessões: uma às 16h e outra às 19h, ambas com entrada franca e livres para todas as idades.
O musical “Cordel do Sertão Alado” é o resultado de um processo de pesquisa do Coletivo Artístico Esses Nós, elaborado, produzido e executado totalmente por acadêmicos dos vários segmentos das Artes.
Estudantes de Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música, da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – FADM, da Universidade de Brasília – UnB, da Escola de Música de Brasília e Centro Universitário Clarentiano, se reúnem neste projeto que nasce como uma grande homenagem ao homem, à cultura, ao ambiente e, até mesmo, ao bioma sertanejo, presente no nosso imenso país-continente.
O texto, uma comédia-romântico-popular-quase-clichê, apresenta a cidade fictícia de Cabrobró num dia de quermesse, seus moradores e seus visitantes, revelando tipos bem característicos se relacionando em uma farsa envolvente e intrigante repleta de musicalidade.
O enredo acompanha, de forma lúdica e divertida, a história, repleta de elementos de representatividade sertaneja, de duas irmãs e seus amores impossíveis: o espontâneo e repentino relacionamento de Sabiá, um artista itinerante, e Sofrê, a filha do influente fazendeiro, que não quer casar-se; E o insistente caso de Carcará, o valentão e descendente prodígio de um Coronel, e a apaixonada Nambu.
O espetáculo traz músicas que relatam o cotidiano sertanejo por meio de suas letras. Já as coreografias estão embebidas da tradição junina, representando as quadrilhas, outro elemento fortemente relacionado à celebração sertaneja em nosso país.
Mais informações poderão ser encontradas na página do evento no Facebook:
Fotos por @humanosdebrasilia_
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
Réquiem para o Cerrado – O Simbólico e o Real na Terra das Plantas Tortas
Uma linda e singela história do Cerrado. Em comovente narrativa, o professor Altair Sales nos leva à vida simples e feliz no “jardim das plantas tortas” de um pacato povoado cerratense, interrompida pela devastação do Cerrado nesses tempos cruéis que nos toca viver nos dias de hoje.
COMPRE AQUI