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Formosa: O povoado de Santo Antonio de Itiquira

Bem antes do Arraial dos Couros, já existia na região de Formosa um núcleo humano organizado na forma que hoje conhecemos como povoado. Escritores como Alfredo A. Saad, Paulo Bertram e Gustavo Chauvet dão conta desse fato em seus registros históricos.

Segundo a lenda, os primeiros habitantes [do posterior Arraial dos Couros], provinham do Arraial de Santo Antonio, de onde fugiram das doenças que ali se grassavam“, diz Alfredo A. Saad em seu livro póstumo, Álbum de Formosa (2013).

Em seu livro Brasília e Formosa – 4.500 anos de História (2005), o escritor Gustavo Chauvet faz um relato sobre o povoado de Santo Antonio, ou de Santo Antonio de Itiquira:

O primeiro povoado – aqui entendido como um grupo de pessoas que vivem junto, dividindo o mesmo espaço – que habitou o município de Formosa foi organizado pelos protoíndios, paleoíndios ou pelos seus descendentes, alguma nação indígena desconhecida, há pelo menos 4.500 anos.

O segundo povoado teria sido fundado pelos indígenas [do povo Crixá] há pelo menos 300 anos atrás. Provavelmente [esse povo] tenha habitado as margens do rio Crixá, ou rio dos Crixás, dentro do município de Formosa.

O terceiro povoado do município de Formosa teria sido o povoado de Santo Antonio de Itiquira, ou Distrito do Itiquira. Esse povoado aparece no mapa de Goiás, na barra do rio Itiquira, elaborado por Tossi Colombina, em 1.751.

Sendo assim, o povoado deve ter surgido antes de 1.751. Não há mais nenhuma informação oficial, dentro de todos os livros pesquisados, sobre o distrito. E o mapa de Colombino traz mais um “mistério”: o arraial dos Couros, atual cidade de Formosa, não aparece no mapa!

ANOTE AÍ:

Com base em informação do site  www.sabemosdetudo.com, elaboramos uma pequena definição para os termos protoíndios e paleoíndios, utilizados no relato de Gustavo Chauvet.

Protoíndios:  Grupos esparsos que chegaram ao continente Latino-Americano até 20.000 A.C. Os protoíndios eram basicamente grupos que se alimentavam de forrageiras que, com o tempo,  passaram a caçadores  (mamutes, bisões). Ao buscar a caça, os bandos de caçadores-coletores acabaram se movendo da América do Norte para a América do Sul.

Paleoíndios: Povos que viveram entre 20.000 e 8.000 A.C. Avançaram na indústria lítica (para a fabricação de armas feitas com pedra) e se espalharam pelas Américas. Embora seja hipotética e historicamente possível,  se  desconhece vestígios da presença de protoíndios e paleoíndios na região de Formosa. Descendentes desses primeiros povos podem ter sido os habitantes originais (há pelo menos 4.500 anos) do Vale do Paranã, onde se localiza a região do rio Itiquira.

Ameríndios: Dá-se o nome de ameríndios aos povos indígenas que já habitavam as Américas, alguns há milênios, cujos grupos ou descendências foram encontrados pelos europeus em sua chegada ao novo Continente.   O escritor Alfredo A. Saad registra a presença de ameríndios na região de Formosa desde, pelo menos, o IV milênio antes da nossa era (entre 4.000 – 5.000 A.C.).

Ilustração desta matéria: Em nossa pesquisa, não encontramos fotos da região onde seria o povoado de Santo Antonio de Itiquira. Optamos, então, por ilustrar a matéria com esta bela imagem da Cachoeira do Indaiá, na parte superior do Salto do Itiquira, clicada pela médica e fotógrafa brasiliense Maythe Souza.

 


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Respostas de 2

  1. Olá!
    Estava buscando informações sobre os povos antigos da região e encontrei essa página! Vou buscar esse livro do Gustavo que vocês mencionam!

    Um adendo: A foto não é do salto do Itiquira, e sim da cachoeira do Indaiá, cerca de 3 a 4 quilometros rio acima.

    Valeu!

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UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

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