Joênia Wapichana: Um indígena sem terra está fadado ao desaparecimento
Joênia Wapichana, a primeira mulher parlamentar indígena, em entrevista à TV 247 nesta segunda-feira 18, criticou os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao indígenas: é uma tentativa de negar direitos e apagar nossa existência como povo; a deputada também falou sobre suas propostas para o mandato; assista:
Do brasil247 – A primeira mulher parlamentar indígena, a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR), afirmou que em seu mandato se vê na responsabilidade de proteger os direitos dos povos indígenas e criticou os discursos do presidente Jair Bolsonaro.
Joênia Wapichana classifica como “lamentável e absurdo” o fato de o presidente afirmar que os índios não precisam mais de suas terras e que precisam ser integrados à “civilização”. “Esse fato de querer negar a identidade indígena está ligado ao fato de querer negar também os direitos indígenas, principalmente sobre a demarcação das terras. Vejo esse tipo de argumento como um argumento de negação. Além disso é uma discriminação contra os índios”.
A deputada também salienta que ser índio está ligado às origens. “Ser indígena é no sentido de pertencimento ao povo, com suas características culturais e forma de se organizar. Isso não significa que nós estamos a parte da sociedade brasileira, nós temos os mesmos direitos de qualquer cidadão brasileiro”.
Segundo Joênia, fazer valer os direitos coletivos dos povos indígenas, combater as propostas anti-indígenas e atuar na questão ambiental são as propostas prioritárias do seu mandato. A deputada também pretende fortalecer a articulação com outros deputados, para isso, ela afirma que pretende criar uma frente parlamentar mista de defesa dos direitos dos povos indígenas, para atuar em conjunto com outros deputados a favor dos índios.
Joênia também defende uma reforma política na qual a sociedade tenha no governo pessoas do povo defendendo seus próprios direitos, ela quer acabar com campanhas “que só elegem quem tem dinheiro” e afirma: “quero ver quilombolas aqui, quero ver ribeirinhos aqui, quero ver pescadores”.
Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/384439/Jo%C3%AAnia-Wapichana-um-ind%C3%ADgena-sem-terra-est%C3%A1-fadado-ao-desaparecimento.htm
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
E-Book Caminhando na Floresta
Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI