Pesquisar
Close this search box.

O filho de dona Lindu e o bisavô de Ana Lua

O filho de dona Lindu e o bisavô de Ana Lua 

Da numerosa família Silva, aí está ele na entrevista, não direi de corpo inteiro, porque ele não cabe em entrevista alguma, nem em biografia, tal a sua vida. De peito aberto, isto sim. Com o caráter que não há jornalista da velha mídia que encare, com a presença moral que faz com que todos os outros pareçam minúsculos diante dele.

Por Emir Sader 

Filho da dona Lindu, a presença determinante na formação do seu caráter. Ele, que considera que as mulheres são muito superiores aos homens: é às mães que os filhos apelam quando precisam de alguma coisa, todos nós, homens, também apelamos sempre para eles para resolver nossos problemas. São elas que seguram as petecas das casas. A imagem da dona Lindu ficou permanentemente para ele como referência de ser humano de valor, de temperamento, de tenacidade, de amor.

Ana Lua é a primeira bisneta, que nasceu 15 dias depois da morte de dona Marisa. Ele disse, naquele momento, que havia perdido a companheira da sua vida, mas que havia ganhado uma menina para amar por toda a vida. Com ela no colo, olhando os dois um nos olhos do outro, são a própria imagem do presente e do futuro. Ele passou a tomá-la como interlocutora, quando diz que não teria coragem de olhar nos olhos dela, se estivesse mentindo hoje para o povo, e não teria o que dizer a ela, com 10 anos, se ela o interpelasse, dizendo que ele não teria agido com a coragem necessária na situação atual.

Aí está ele, com a calma e a coragem dos grandes, dos que têm certeza de que encarna o que o Brasil precisa para sair da crise. Com paciência de Jó, respondendo às perguntas clichês que os editores impõem aos jornalistas, como condição de entrevistar o Lula e dar-lhe a palavra. Como sempre, como aconteceu com os juízes a quem ele declarou, os jornalistas também se sentem pequenos, complexados.

Pois é esse homem que acumulou, graças a seu caráter, à experiência acumulada ao longo das lutas e à sua inteligência, a melhor capacidade de reflexão estratégica sobre o Brasil. A versão integral da entrevista – o jornal censurou, pela edição, partes importantes, que podem ser lidas integralmente na internet – traz reflexões que comprovam porque Lula é o único grande líder político nacional e de massas no Brasil deste século.

Um dos exemplos é a clareza com que ele reitera – a contracorrente de alguns pré-candidatos que pretendem estar no campo da esquerda, mas que questionam a divisão entre direita e esquerda e se abrem para uma “terceira via” – como um candidato de direita, para vencer hoje no país, precisa contar indispensavelmente com os tucanos. Assim como um candidato de esquerda necessita contar inevitavelmente com o PT.

Da mesma forma que ele recorda a proposta que ele fez, na Colômbia, a Eduardo Campos, para ser o vice da Dilma em 2014, com o que, como diz ele, hoje seria o candidato do próprio PT e da esquerda. Proposta rejeitada.

Lula acumulou uma visão da história recente do Brasil, que lhe permite compreender não apenas o que aconteceu, com as potencialidades do presente e suas projeções para o futuro. Admiram sua calma, que se dá justamente por essa compreensão, que falta aos outros pré-candidatos. Enquanto ele é candidato pelo Brasil, outros o são por seus partidos ou por eles mesmos.

Por isso a imagem do Lula se projeta de maneira tão superior a todos os outros. Porque ele revela sua generosidade em relação aos que o criticam, demonstra como está por acima dos conflitos menores que permeiam a esquerda, se dirige de maneira elegante aos outros, sabe que ele representa a esquerda como um todo e não é apenas mais um na disputa.

Dona Lindu e Analua o acompanham por onde quer que ele vá. Junto com todos nós.

Emir Sader – Sociólogo. Autor do livro “O Brasil que queremos”.

#LulaLivre

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

PHOTO 2021 02 03 15 06 15


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

Capa Lula a verdade 1

 

 

Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 115
REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes