Marielle: 5 anos sem respostas
14 de março de 2023: Quem mandou matar Marielle Franco. E por quê? O Brasil e o mundo continuam sem respostas. Oxalá seja este o ano da graça do desvendar do mistério. Justiça por Marielle Franco e Anderson Gomes!
Marielle
Por Maria Maia
Marielle, teu nome adere na pele
Em cada lugar onde a vida negra
Importe
Em que contra tua morte alguém se
Rebele
Tua luta ainda ressoa
Não foi à toa
Ainda é Norte
Maria Maia – Escritora. Cineasta. Poeta. Membro do Conselho Editorial da Revista Xapuri.
Foi também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.
No dia 14/03/2018 foi assassinada em um atentado ao carro onde estava.
13 Tiros atingiram o veículo, matando também o motorista Anderson Pedro Gomes.
Quem mandou matar Marielle mal podia imaginar que ela era semente, e que milhões de Marielles em todo mundo se levantariam no dia seguinte.
Iniciou sua militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré.
Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e construía diversos coletivos e movimentos feministas, negros e de favelas.
Aos 19 anos, se tornou mãe de uma menina. Isso a ajudou a se constituir como lutadora pelos direitos das mulheres e debater esse tema nas favelas.