Mary Allegretti: uma companheira imprescindível
”A Mary começa a articular com algumas entidades, me chama, eu vou a Brasília em maio de 85, e se começa a articular então o Encontro Nacional dos Seringueiros em Brasília.” Chico Mendes
“Foi a Mary Allegretti quem, em 1985, durante o governo Sarney, organizou uma reunião de seringueiros em Brasília.” Mauro Almeida
Por Júlio Barbosa de Aquino
Nós sabemos que Mary Helena Allegretti é antropóloga, doutora em desenvolvimento sustentável, pesquisadora acadêmica, especialista em políticas públicas na área socioambiental, uma cientista social famosa e respeitada em questões de conservação e proteção da Amazônia no Brasil e no mundo inteiro.
Mas, pra nós, desde que chegou aqui pelo Acre pra fazer sua dissertação de Mestrado em Antropologia, que ela terminou em 1978, a Mary é, acima de tudo, essa nossa companheira imprescindível que sempre esteve – e continua – conosco desde muito cedo nessa nossa trajetória de luta na floresta.
Na verdade, nesses nossos 38 anos de CNS, e mesmo antes do CNS, tudo por aqui tem o dedo da Mary. Foi ela quem, junto com Chico Mendes e com o pessoal do STTR de Xapuri, fundou, em 1981, o Projeto Seringueiro, nossa primeira experiência em alfabetização de adultos na floresta.
E, falando do CNS, foi a Mary quem organizou aqui em Brasília o nosso I Encontro Nacional dos Seringueiros, em outubro de 1985. Até hoje não sei como, mas ela conseguiu trazer seringueiros do Acre, do Amazonas e de Rondônia.
Foi nesse encontro que criamos o CNS. Foi também naquele encontro que o Chico Mendes lançou a proposta de Reserva Extrativista, construída por nós, mas que a Mary ajudou a pensar, articular e viabilizar.
Depois, em 1986, fundou o Instituto de Estudos Amazônicos (IEA), para fortalecer as Reservas Extrativistas. Foi Secretária de Coordenação da Amazônia no Ministério do Meio Ambiente (1999–2003), quando ajudou a fundar o PPG7, Secretária de Planejamento e Meio Ambiente do Estado do Amapá (1995–1996), professora visitante de muitas universidades norte-americanas e consultora do PNUD, do GEF, do BID e de vários outros órgãos da Cooperação Internacional.
Mas, com toda essa história de sucesso, não teve um só momento ao longo dessa nossa caminhada em que Mary não estivesse junto conosco, fortalecendo a nossa luta. Nós te agradecemos por tudo, Mary!
Júlio Barbosa de Aquino – Líder Extrativista. Parceiro de Chico Mendes nos Empates. Presidente do CNS. Foto de capa: Arquivo Pessoal/ Mary Allegreti.