Memorial do Cerrado em Goiânia
O local é super arborizado, tem muitas plantas e até um lago. O memorial é um museu que retrata desde a origem do planeta Terra até a chegada dos portugueses ao Brasil. É um local único, que reúne história, cultura e muita natureza.
Ele foi criado com o objetivo de vivenciar e estudar o cerrado em todas as suas dimensões. Convido você a conhecer um pouquinho do Memorial do Cerrado.
Como é o o Memorial do Cerrado
O Memorial do Cerrado em Goiânia é dividido em:
- Museu de História Natural,
- Vila Cenográfica Santa Luzia,
- Réplica em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado,
- Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa,
- Fazenda Baraúna e
- Trilha da Semente Peregrina.
Compramos nossos ingressos e demos uma volta pela área externa. Repare na foto abaixo várias casinhas coloridas, meu filho correu por elas, brincou um pouco e só então fomos em direção ao Museu de História Natural. Repare o tanto que o local é bem cuidado e bonito.
Museu de História Natural
Antes de entrarmos no museu, nos deparamos com um monumento azul, repare na foto abaixo. Seu formato foi idealizado por Oscar Niemeyer e dedicado ao Cerrado Brasileiro, como forma de reconhecimento de sua importância.
Em seguida fomos surpreendidos pela réplica, em tamanho real, do crânio de um Tyranossauro adulto. As crianças ficaram super empolgadas. Dentro do Museu também puderam encontrar muitos outros dinossauros.
Nele estão expostos vários painéis contando a história da Terra. Tinham também informações sobre nosso solo e sobre os minerais. Repare no tamanho do calcário na foto abaixo:
Pudemos encontrar muitos painéis explicativos sobre o cerrado brasileiro. Os pequenos ficaram super empolgados de ver de perto muitos animais taxidermizados, são animais preservados em sua forma e tamanho real. Vimos tigres, tamanduás, emas, macacos e muitos outros.
Vila Cenográfica de Santa Luzia
Quilombo
O quilombo representado no memorial se inspirou nas comunidades da região centro-oeste brasileira. Tem várias casas com camas, utensílios de cozinha, fogão a lenha, entre outros.
Confira onde se hospedar em Goiânia
Aldeia Indígena Timbira
O último local que visitamos foi a aldeia indígena. Lá é possível conhecermos em tamanho real a réplica de uma aldeia indígena construída segundo o modelo Timbira – típico da região centro-oeste. Existem várias ocas para visitarmos. Dentro delas pudemos ver alguns animais empalhados nas paredes. Como estava um pouco escuro, as crianças levaram um susto. Também pudemos ver alguns utensílios utilizados pelos índios.
Em nossa primeira visita ao Memorial do Cerrado não tivemos tempo de fazer as trilhas e em nossa última visita elas estavam fechadas. Bom que temos um ótimo motivo para voltar ao Memorial, né?
Informações:
Site: Memorial do Cerrado
Endereço: PUC-Goiás, Campus II na Av. Engles, s/n Jardim Marilisa
Telefone: (62) 3946 1723
Valor: R$ 12,00 a inteira; R$ 6,00 para crianças de até 10 anos e professores, mediante comprovação. Não aceita cartão nem de crédito nem de débito. (valor em dezembro de 2018)
Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 7:00 às 17:00
Duração Aproximada: 2 horas
Dica: no local não existe lanchonete nem restaurante. Então não se esqueça de levar água ou alguma coisa para as crianças comerem durante o passeio.
Fonte: Vamosporai
[smartslider3 slider=27]
<
p style=”text-align: justify;”>