Procura
Fechar esta caixa de pesquisa.

Os fenômenos da luz

Os fenômenos da luz

O ano de 2015 foi proclamado o Ano Internacional da Luz pela Organização das Nações Unidas (ONU), que marca assim o milésimo aniversário do aparecimento do Kitab Al-Manazir, um notável tratado de 7 volumes sobre óptica, escrito pelo grande cientista árabe Lbn Al-Haytham. Até dezembro, a Unesco promoverá ações comemorativas em todo o planeta, inclusive no Brasil.

Por José Leonardo Ferreira

Lbn Al-Haytham é o pai da óptica moderna, da oftalmologia, e precursor da metodologia experimental hoje empregada em várias áreas da . Quando tratamos de fenômenos relacionados com a luz, nos reportamos à óptica, a parte da Física que estuda esses fenômenos e que foi iniciada pelos árabes.

No entanto, foi somente no século XVII que o físico inglês Isaac Newton demostrou que a luz branca é composta por luzes de diferentes cores. Vai do vermelho, com menor frequência e maior comprimento de onda, até o azul, de maior frequência e também com mais energia, como bem mostrou mais tarde o físico alemão Max Planck, fundador da Física Quântica, no fim do século XIX.

Ainda no início do século XX, em 1915, o maior físico de todos tempos, Albert Einstein, utilizou a Física Quântica para propor que a luz, além de ser composta por ondas de vários comprimentos de onda, também possui caráter dual, ou seja, é também composta por partículas, os fótons. Essas partículas elementares compõem o largo espectro da radiação eletromagnética proveniente do Sol, das , galáxias e de todo o universo visível.

ARCO-ÍRIS, UM FENÔMENO SIMBÓLICO DO ANO INTERNACIONAL DA LUZ

O Arco-Íris é, sem dúvida, o fenômeno mais belo e intrigante que ao longo da história das civilizações serviu de inspiração não só para a ciência, mas também para a e para a cultura em geral. O fenômeno ocorre em todo o planeta sempre que as condições atmosféricas se tornam propícias para a ocorrência de precipitação pluviométrica.

Atualmente o fenômeno é bem conhecido e está relacionado com a dispersão da luz solar pelas gotículas de chuva em suspensão na troposfera terrestre. Essas gotículas funcionam como pequenos prismas que separam com diferentes ângulos de dispersão os vários comprimentos da luz provenientes de nossa estrela, o Sol.

A luz solar é composta por um largo espectro de diferentes cores de luz, ou seja, é uma radiação eletromagnética composta por ondas com diferentes frequências e comprimentos de onda que, na faixa visível do espectro, é conhecida como luz branca, formada pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Importante notar que o infravermelho, a faixa do espectro que vem antes do vermelho, e a que vem depois do violeta, o ultravioleta, também estão presentes na luz solar, mas não são visíveis ao olho humano. O infravermelho aquece a biosfera e o ultravioleta é bloqueado pela camada de ozônio.

A fotônica é a parte da Física que trata da ciência e da tecnologia de geração, controle e detecção dos fótons. Ela está embutida em várias outras tecnologias de grande impacto econômico. Está em todos os artefatos eletrônicos, por exemplo, e se tornou mundialmente conhecida após a invenção do raio laser, no início dos anos 1960.

Com o Ano da Luz, a ONU reconhece a importância de se dar maior atenção, a nível global, às tecnologias baseadas na luz e de se compreender como elas promovem soluções para as mudanças globais na produção de energia, educação, , agricultura e no uso dos recursos naturais para sustentação da e do seu .

LUZ E MEIO AMBIENTE

O monitoramento do meio ambiente é essencial para o uso sustentável dos recursos da biosfera terrestre. As células solares são parte central de várias tecnologias limpas que transformam os fótons provenientes do Sol em corrente elétrica. Essa tecnologia é cada vez mais utilizada para produção de energia em diversas regiões da Terra, sendo a Alemanha uma das nações líderes no uso de células solares para este fim. No Brasil as regiões Nordeste e Centro-Oeste possuem grande incidência de raios solares ao longo do ano. Elas poderão se beneficiar em futuro próximo do uso desta tecnologia.

A luz e suas tecnologias associadas desempenham um papel vital nas nossas vidas. Ela envolve conhecimentos multi e interdisciplinares com alto impacto no desenvolvimento científico e tecnológico de nossa sociedade. O laser, por exemplo, permitiu o aparecimento das comunicações internacionais via internet, revolucionou a medicina e continuará a ser um instrumento essencial em várias áreas do conhecimento.

No século XXI, a luz e suas tecnologias continuarão a ter alto impacto global.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de independente, dedicado a garantir um espaço de pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

PHOTO 2021 02 03 15 06 15

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

Capa Lula a verdade 1

Deixe seu comentário

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

revista 119

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

PARCERIAS

CONTATO

posts relacionados

REVISTA

[instagram-feed]