Os 5 Melhores Chás para um Bom Sono
Você já se perguntou quais são os melhores chás para dormir bem? Você experimentou vários e eles não funcionam? Você demora para pegar no sono mesmo depois de tomá-los? É possível que você os tenha preparado de maneira errada
É importante levar em conta que os chás são bebidas naturais inofensivas, razão pela qual você pode consumi-los sem ter que consultar seu médico.
Existem medicamentos para induzir o sono, mas a grande maioria deles tem efeitos colaterais e cria dependência. Consequentemente, os médicos evitam prescrever este tipo de remédio (exceto em casos estritamente necessários) e recomendam que as pessoas com dificuldade para dormir optem por outros métodos, como as soluções naturais à base de ervas.
A seguir, falaremos quais são as ervas que fazem parte dos chás mais comuns para dormir melhor.
1 – Valeriana
A valeriana se tornou uma das ervas mais importantes para tratar a insônia. Tem um efeito sedativo que regula a ação das células do sistema nervoso, o que diminui os níveis de ansiedade.
2 – Camomila
A camomila é uma erva tônica, vasodilatadora e antiespasmódica. Possui propriedades digestivas, carminativas e hepatobiliares. Atua como um relaxante muscular, e possui um grande poder anti-inflamatório.
Portanto, é uma das ervas mais usadas para aliviar o desconforto digestivo.
3 – Passiflora
A passiflora é rica em flavonoides e alcaloides, também contém ácido gama aminobutírico, conhecido como um neurotransmissor que desempenha um papel importante na regulação do tônus muscular, enquanto relaxa os nervos. Se você não gosta do sabor, pode tentar a aromaterapia.
4 – Erva-de-São-João
Esta erva é um anti-inflamatório natural que também contém vitamina C. Além de fazer parte dos ingredientes dos chás que ajudam a dormir melhor, esta erva também faz parte de alguns antidepressivos, pois é muito eficaz no tratamento de depressão leve a moderada e ansiedade.
5 – Melissa
Seu nome científico é Melissa Officinalis e é conhecida por ser uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e transtornos de ansiedade. Ela também possui propriedades digestivas, por isso é altamente recomendável beber uma xícara após a última refeição do dia.
Como os chás para dormir são preparados?
Os chás para dormir melhor são aquelas bebidas usadas para acalmar o corpo e, assim, pegar no sono com mais facilidade.
Ao contrário do que se pensa, não devem ser preparados logo antes de ir dormir, mas pelo menos uma hora antes do horário em que você pretende se deitar.
Deve-se notar que, primeiro, é preciso ferver 250 ml (1 xícara) de água. Quando a água atingir o seu ponto de ebulição, o fogo deve ser apagado e o saquinho de infusão ou chá deve ser introduzido na água.
Agora vem o ponto-chave: o tempo. Se a caixa do chá diz que você deve deixar o saquinho descansar na água por 2 minutos, é importante prestar atenção a isso e cumprir este tempo. Desta forma, aproveitaremos as propriedades do chá e, além disso, poderemos desfrutar um melhor sabor.
Embora o ideal não seja recorrer a adoçantes ou açúcares, você pode adicionar um pouco de mel se desejar. Outra parte importante do processo é escolher as ervas certas para preparar os chás.
Embora seja verdade que muitas dessas ervas estejam disponíveis em cápsulas e gotas, as bebidas quentes, como os chás, têm um efeito calmante sobre o corpo e geram uma sensação de alívio, em termos gerais.
Dicas para um bom descanso:
Além de beber um dos chás mencionados acima, também é bom praticar os seguintes rituais de sono:
- Jantar um refeição leve.
- Verificar se o quarto está escuro.
- Reduzir o consumo de bebidas que contenham cafeína.
- Dormir sempre no mesmo horário.
- Beber um chá ao menos uma hora antes de ir dormir para tirar proveito de seu efeito.
- Deitar-se na cama assim que sentir sono. É muito importante não adiar esse momento para não sentir insônia.
Fonte: Portal Raízes Via Melhor com Saúde
HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA
CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info
Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana do mês. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN Linda Serra dos Topázios, do Jaime Sautchuk, em Cristalina, Goiás. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo de informação independente e democrático, mas com lado. Ali mesmo, naquela hora, resolvemos criar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Um trabalho de militância, tipo voluntário, mas de qualidade, profissional.
Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome, Xapuri, eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também. Correr atrás de grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, ele escolheu (eu queria verde-floresta).
Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, praticamente em uma noite. Já voltei pra Brasília com uma revista montada e com a missão de dar um jeito de diagramar e imprimir.
Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, no modo grátis. Daqui, rumamos pra Goiânia, pra convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa para o Conselho Editorial. Altair foi o nosso primeiro conselheiro. Até a doença se agravar, Jaime fez questão de explicar o projeto e convidar, ele mesmo, cada pessoa para o Conselho.
O resto é história. Jaime e eu trilhamos juntos uma linda jornada. Depois da Revista Xapuri veio o site, vieram os e-books, a lojinha virtual (pra ajudar a pagar a conta), os podcasts e as lives, que ele amava. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo a matéria.
Na tarde do dia 14 de julho de 2021, aos 67 anos, depois de longa enfermidade, Jaime partiu para o mundo dos encantados. No dia 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com o agravamento da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.
É isso. Agora aqui estou eu, com uma turma fantástica, tocando nosso projeto, na fé, mas às vezes falta grana. Você pode me ajudar a manter o projeto assinando nossa revista, que está cada dia mió, como diria o Jaime. Você também pode contribuir conosco comprando um produto em nossa lojinha solidária (lojaxapuri.info) ou fazendo uma doação via pix: contato@xapuri.info. Gratidão!
Zezé Weiss
Editora