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Pesquisa revela que ‘Remédio do mato’ alivia mais a dor de índios

Estudo aponta a necessidade de se criar um diálogo entre a medicina convencional e a indígena

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O problema perdurava havia cinco anos, com pouca melhora diante de anti-inflamatórios e compressas geladas.

Uma das mulheres da aldeia então aplicou na região dolorida uma resina chamada breu-branco, extraída da árvore de mesmo nome e misturada com urucum. O remédio fora preparado pelo , que cantara sobre ele durante horas a fim de ativar seu efeito.

Três dias depois, a dor desapareceu, e o efeito se prolongou por quatro meses.

A experiência pessoal ilustra o que Elaine constatou em sua pesquisa para o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, ligado ao hospital: ainda que os chamados “remédios do branco” sejam utilizados por 86,7% dos indígenas que ela entrevistou, as drogas acarretam alívio na dor para apenas 22,2% deles.

Já alternativas analgésicas locais, usadas por 80%, são eficazes em 64,5% dos casos. Dentre os tratamentos indígenas, os mais usados são os que eles chamam de remédios do mato (75,6%), feitos com plantas. Mas há outras formas de tratar a dor, como rituais, banhos , rezas, veneno de sapo, picadas de formiga, cantos e fumaça.

Os dados fazem parte do mestrado defendido pela enfermeira no mês passado.

Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), ela liderou em 2017 uma equipe de pesquisadores que se deslocou durante dias pela , utilizando avião, carro, motos, lancha, barco a remo e descolamentos a pé em mata fechada até chegar a aldeias do Vale do Javari. Localizada no oeste do Amazonas, essa é a região com o maior número de indígenas isolados do mundo.

Pioneiro, o estudo aponta a necessidade de se criar um diálogo entre a medicina convencional e a indígena, o que seria bom não só para os índios, defende Elaine, mas para todos.

“Nós, brasileiros, não valorizamos um conhecimento ancestral que é nosso. No caso dos tratamentos chamados alternativos, aceitamos a medicina chinesa e pagamos caro por ela, mas pouco sabemos sobre as terapias indígenas”, afirma a enfermeira, que é pesquisadora e professora da unidade de da Unip.

Sua orientadora na pós-graduação, Eliseth Leão, 54, é professora e pesquisadora do Einstein. Ela acompanhou Elaine na expedição e fez as fotos usadas no trabalho.

“No , parece que os índios nem existem. Muitos remédios alopatas advêm de produtos que eles utilizam e nos esquecemos dessa riqueza abandonada à biopirataria. É preciso aliar conhecimentos para melhorar o atendimento aos índios e estudar que práticas deles podem ser inseridas com segurança em outros contextos. Para os dois lados essa integração seria importante”, defende.

A amostra de entrevistados foi formada por 45 homens e mulheres de três diferentes etnias: marubo, canamari e matis (esta última sem nenhum contato com não índios até o final da década de 1970), além de 36 funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), órgão do governo federal ligado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Para conversar com os indígenas, que não falam português, os pesquisadores precisaram de intérpretes.

No momento da entrevista, 77,8% deles disseram estar com dor, a maior parte no tronco, além de dor de cabeça e nos dentes.

Com a equipe do DSEI, Elaine sondou a qualificação para o trabalho e o modo como se lida com a dor dos pacientes. São 265 profissionais para os mais de 5.400 índios do Vale do Javari, dentre os quais seis médicos, seis dentistas e um psicólogo. Há 40 enfermeiros, mas o maior número é o de técnicos em enfermagem, 82. Dos entrevistados, apenas 11,1% são indígenas.

A escassez de médicos nessas regiões, explica Elaine, gerou protocolos que autorizam enfermeiros a fazer o trabalho de ouvir as queixas dos índios e indicar tratamentos.

Nesse cenário, fazem algo que é vetado: a prescrição de opioides, como a morfina. Produzidos a partir do ópio, extraído da papoula, só podem ser prescritos por médicos e em receituário especial, retido pelas farmácias. São utilizados para dores agudas e podem ter efeito alucinógeno e causar dependência e morte por overdose.

Na pesquisa, os opioides eram 13,9% dos tratamentos analgésicos prescritos. Anti-inflamatórios não hormonais são a maioria (69,4%), seguidos de relaxantes musculares (44,4%) e corticoides (38,9%). Em menor grau do que opioides, outro remédio controlado, o antidepressivo, surgiu em 2,8% das respostas.

Elaine ponderou em sua tese que a citação a esses medicamentos de uso restrito poderia ser consequência de equívoco no preenchimento da pesquisa pelos funcionários do DSEI.

À reportagem, ressaltou que, na hipótese de isso realmente ocorrer, a falha não deve ser considerada dos profissionais, mas, sim, da precariedade da formação e dos investimentos insuficientes na saúde indígena.

Outro dado, na avaliação de Elaine, pode ajudar a explicar a ineficácia da medicina convencional no tratamento dos índios: 37,9% deles se automedicam com os “remédios do branco”.

“Estamos falando de uma realidade muito precária, de dificuldade de acesso, de postos de saúde montados em casebres. Os profissionais trabalham em condições difíceis e sem o preparo para lidar com uma diferente da deles”, diz Elaine, que preparou uma cartilha com orientações sobre o tratamento da dor para ser distribuída na região, em português e nas línguas das etnias pesquisadas. Com informações da Folhapress.

ANOTE AÍ

Fonte: Notícias ao Minuto

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UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

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