População de onças-pintadas no Parque do Iguaçu se mantém estável, diz pesquisa

População de onças-pintadas no Parque do Iguaçu se mantém estável, diz pesquisa

Censo realizado com populações entre Brasil e Argentina mostram estabilidade na população em relação aos últimos levantamentos.

Por Jéssica Martins/ O Eco

A estabilidade das populações de onça-pintadas entre Brasil e Argentina nos últimos dois anos é um bom sinal já que os animais tiveram forte declínio no início do século. Esta é a conclusão do censo realizado pelos Projetos Onças do Iguaçu e Yaguareté, que monitorou 582.123 hectares entre o Brasil e Argentina, na região conhecida como Corredor Verde, maior área restante de onças-pintadas na Mata Atlântica. Os resultados demonstraram que a quantidade de animais não teve muita variação entre 2020 e 2022, fato animador, pois a população de onça-pintada enfrentou fortes declínios no final da década de 90 e início dos anos 2000.

A população vem sendo acompanhada nos últimos 20 anos pelos dois projetos, que fazem censos bianuais de maneira simultânea para acompanhar a conservação da espécie. Entre 1990 e 1995 a região que abrigava entre 400 e 800 onças sofreu um declínio e em 2005 restavam apenas entre 9 e 11 onças no Parque Nacional do Iguaçu.

Para a realização do Censo, os projetos contaram com 224 pontos de amostragem nos dois países (72 no Brasil e 152 na Argentina) e 3763 fotografias de 55 onças-pintadas adultas. Com esse material as informações foram cruzadas e levando em consideração a quantidade de hectares que foram cobertos com a amostragem e a quantidade de onças-pintadas diferentes registradas, foi possível indicar o número mínimo e máximo de indivíduos que a população poderia ter.

No último censo, que foi gerado em 2022, os resultados indicaram uma estimativa média, com 95% de certeza, de 93 onças-pintadas (entre 73 e 122) no Corredor Verde de Argentina e Brasil. Para o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, o número médio foi de 25 animais (entre 19 e 33). Dados que demonstram estabilidade nos últimos 7 anos, desde 2016 a população tem valores próximos a 100 animais.

“O censo indica uma estabilidade da população. À medida que a população vai ficando perto da sua capacidade de suporte, o crescimento é mais lento. Mas [o resultado da pesquisa] indica também que a gente está conseguindo manter essa estabilidade com bastante esforço de conservação. Esforços do ICMBio para controlar a caça, esforço nosso [projeto Onças do Iguaçu] para envolver a comunidade do entorno, para reduzir o risco de abate de onças. Um trabalho bacana de engajamento, de trabalho de pesquisa. Então o que indica pra gente é que não podemos bobear. A população está estável porque tem um esforço de conservação, que deve ser continuado para que a gente consiga manter ou aumentar essa população”, explica Yara de Melo Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu.

Jéssica Martins – Estudante de Ciências Biológicas. Fonte: O Eco. Foto: Projeto Onças do Iguaçu. Este artigo não representa a opinião da Revista e é de responsabilidade do autor.

Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 103
REVISTA 104
REVISTA 102
REVISTA 101
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes