“Por onde fores flores
Por onde muros horizontes
Eternidade é um conceito filosófico que se refere, no sentido comum, a inexistência do tempo, logo sendo algo infinito. No sentido filosófico, refere-se a algo que não pode ser medido pelo tempo, porquanto o transcende. Nesse sentido, eterno é algo sem começo e nem fim.
Como o conceito de ouroboros ou oroboro que é o início que morde o próprio fim, representado por uma cobra ou dragão que morde a própria cauda. Outro exemplo clássico do ser eterno é o Deus judaico-cristão.
A palavra ‘eternidade’ vem do latim aeturnus, termo que, por sua vez, é uma derivação de aevum, que significa ‘era’ ou ‘tempo’.
O termo costuma ser entendido em dois sentidos. No sentido comum, significa ‘sempiternidade’ (do latim sempiternus,a,um: ‘perpétuo, eterno, imortal’), isto é, duração ou tempo infinito.
Já no sentido mais usual entre os filósofos, corresponde a atemporalidade, ou seja, a algo que não pode ser medido pelo tempo, pois o transcende.
DIFERENÇA ENTRE ETERNIDADE E INFINITO
Eternidade é um conceito da filosofia que designa o que não possui fim ou a inexistência do tempo. Ainda pode remeter ao que transcende o tempo, posto que não pode ser medido por ele.
A eternidade é um termo que surge com bastante frequência no âmbito das religiões, onde se diz que uma pessoa pode alcançar a vida eterna por meio da salvação, por exemplo. De acordo com a bíblia, por exemplo, a eternidade se trata de uma vida sem fim.
É comum que as pessoas ainda usem o termo eternidade como forma de expressar intensidade em algo, por exemplo:
- O meu amor por você seguirá além da eternidade;
- Já tem uma eternidade que estamos aqui esperando o médico chegar;
- Ela nos fez aguardar uma eternidade por uma passagem aérea;
- Parece que faz uma eternidade que não como nada, então decidi preparar algo agora.
Para a filósofa política Hannah Arendt, a imortalidade se tratara da continuidade no tempo, sendo a vida sem morte na Terra, do modo como foi dada, de acordo com o consenso grego, para a natureza e para os deuses do Olimpo.
Quando se fala em eternidade, é comum que algumas pessoas confundam o termo com infinito, mas se tratam de elementos distintos.
Enquanto a eternidade designa o que não possui começo e nem fim, o infinito remete ao que possui um começo, porém não possui um fim. Um exemplo seria no caso dos números, os quais possuem um começo, contudo, não possuem um fim, sendo infinitos.
PARA QUE SERVE A UTOPIA?
“A utopia está lá no horiz0nte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Então, para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” Eduardo Galeano (1940-2015).