Pesquisar
Close this search box.

QUEIMADAS EM 2023 NO BRASIL REPRESENTAM ÁREA DO TAMANHO DO URUGUAI

QUEIMADAS EM 2023 NO BRASIL REPRESENTAM ÁREA DO TAMANHO DO URUGUAI

Em 2023, uma área do Brasil equivalente ao território do Uruguai foi devastada por queimadas, totalizando 17,3 milhões de hectares perdidos, segundo dados do Monitor do Fogo do MapBiomas. O país registrou um aumento anual de 6% nas ocorrências de fogo, comparado a 2022, quando 16,3 milhões de hectares foram destruídos. Isso representa cerca de 2% do território brasileiro, superando a dimensão de estados como Ceará e Acre.

Por Redação/Mídia Ninja

O registro destaca que o Brasil atingiu um pico nas queimadas entre setembro e outubro de 2023, com 4 milhões de hectares afetados por mês. Em dezembro, uma extensão de 1,6 milhão de hectares foi queimada, a maior para este mês desde 2019. O Pantanal, conhecido por suas extensões alagadas, e o Cerrado ocupam posições de destaque entre os biomas mais atingidos no último mês do ano. A área queimada em 2023 triplicou em relação a 2022.

A estiagem agravou a situação, principalmente em novembro, concentrando 60% de toda a área queimada no Pantanal. Houve um forte impacto nas áreas protegidas, como o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (MS) e o Parque Estadual Encontro das Águas (MT). O Pará, estado que será a sede da COP30 em 2025, enfrentou um aumento dramático de 572% na área queimada em dezembro.

As informações do relatório revelam que a Amazônia foi o bioma mais afetado pelas queimadas em dezembro de 2023, com 1,3 milhão de hectares queimados, um aumento de 463% em relação ao mesmo período de 2022.

“Os fenômenos climáticos elevaram as temperaturas e deixaram a região mais seca, criando condições favoráveis à propagação das queimadas. Se não fosse a redução de mais de 50% no desmatamento, diminuindo uma das principais fontes de ignição, com certeza teríamos uma área bem maior afetada por incêndios na região”, afirma a pesquisadora e coordenadora do MapBiomas, Ane Alencar.

Com informações de O Globo/Exame

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 112
REVISTA 109
REVISTA 110
REVISTA 111
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes