Macron recebe Lula com protocolo de chefe de Estado
O mandatário francês já teve desentendimento público com o atual presidente brasileiro, por questões relacionadas à Amazônia e políticas ambientais. Além disso, em 2019 Jair Bolsonaro fez comentário ofensivo à mulher do francês, que lamentou o pronunciamento “extremamente desrespeitoso”.
Macron recebe Lula com protocolo de chefe de Estado

Já Lula foi recebido com protocolo de chefe de Estado. Ao lado dos ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante (foto acima), discutiu com Macron, segundo relatou, temas como urgência climática e combate a fome e pobreza. “Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina”, acrescentou o petista.
Entre os vários contatos que manteve até agora, o ex-presidente reuniu-se em Berlim com Olaf Scholz, provável futuro chanceler alemão. De lá, foi para Bruxelas, onde discursou no Parlamento Europeu. Ontem (16), já em Paris, Lula almoçou com a prefeita, Anne Hidalgo, e fez palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). Antes do encontro com Macron, recebeu o prêmio Coragem Política, concedido pela revista Politique Internationale. Ele ainda deve passar pela Espanha.
“Acredito que os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global”, afirmou Lula. “Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos.”
À tarde, Lula concluiu a agenda política em Paris em encontro com o ex-presidente da França, François Hollande. “Conversamos sobre o quadro político no país e a atuação do Partido Socialista francês”, tuitou.
Presidente da Espanha
A Espanha será o último dos quatro países visitados pelo ex-presidente esta semana. Nesta quinta (18), Lula reúne-se com o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, sede do governo e residência oficial do primeiro-ministro. Em seguida, participa de seminário sobre a recuperação do continente depois da pandemia, com a presença também do ex-primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero.
O ex-presidente terá ainda encontro com a secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), Rebeca Grynspan, tendo como assunto combate a pobreza e desigualdade. Por fim, Lula se reunirá com representantes das centrais Confederação Sindical de Comissões de Trabalhadores (CCOO, na sigla em espanhol) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Fotos: Ricardo Stuckert
[smartslider3 slider=”38″]
[smartslider3 slider=43]