RPPN Linda Serra dos Topázios (Para Jaime)
“Jaiminho, você virou Cerrado. Que, como nós sabemos, é pura claridade”.
Querido Jaime:
Te conheci numa tarde besta dessas de 1992, quando você veio me ver naquele Opalão dourado, com a Dina e seus filhos. Andou por tudo, rios, rasgos, campos, grotas e veredas dos meus 484 hectares. Foi paixão à primeira vista e não houve hesitação. Aproveitou o casório da filha do meu antigo proprietário para repassar aos noivos a charmosa casa no centro de Rio Verde – obtida com um trabalho jornalístico – e então registrar o seu nome em minha escritura.
Bendito dia! Logo logo fui rebatizada com poesia – Linda Serra dos Topázios – e me tornei para sempre uma das primeiras Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Brasil. Coisa de visionário.
Em Cristalina, capital dos pivôs de irrigação, a civilização da soja assistiu intrigada você plantar sementes diferentes, criando uma das únicas Unidades de Conservação dessas bandas. O interflúvio entre o ribeirão Topázios e o córrego Pedra Impé vem sendo então terra fértil nesses quase trinta anos.
Aqui brotaram e frutificaram sonhos, encontros, cursos, pesquisas, ideias. Surgiu o guia belíssimo sobre as Flores e Frutos do Cerrado, gerações de estudantes, pesquisadores, artistas e amantes da natureza percorreram minhas trilhas, banharam-se em minhas cachoeiras e absorveram os nossos ensinamentos. Você foi a minha voz, calma, firme, sempre jeitosa com todos que por aqui passam: ambientalistas e garimpeiros, ruralistas e assentados, boêmios e esportistas, militares e artistas, políticos e andarilhos.
Há uns dez anos, você veio morar aqui, bem no cantinho, cuidando mais de perto de mim, onde só o ruído das águas incomodava, como você gostava de brincar. E eu cuidei de você, te inspirei a escrever sobre temas socioambientais e louvando o Planalto Central. Você foi então consagrado um sertanejo de verdade, de Goiás a Formosa, de Goiânia a Cristalina.
Fomos nos tornando cada vez mais íntimos, ao ponto que agora eu estou em suas palavras e você habita a essência de minhas águas, bichos e matas. Jaiminho, você virou Cerrado. Que, como nós sabemos, é pura claridade.
Eternamente sua,
RPPN Linda Serra dos Topázios
Hoje o meu coração acordou cheio de saudades de alguém que foi muito especial pra mim e já não faz parte da minha vida – Ademilton Araújo Amador.
Como muitas pessoas de Cristalina, conheci a reserva Linda Serra dos Topázios quando menino, numa excursão da escola. Depois voltei mais vezes e continuo indo lá até hoje. A reserva traz reflexões ecológicas importantes para nós, cristalinenses. Jaime adquiriu este pedaço de terra para cuidar do Cerrado, dos rios, das pedras, das cachoeiras, do céu… em uma atitude pacífica e revolucionária no local do epicentro do agronegócio brasileiro – André Brunckhorst.
No ano de 1994, li uma matéria no Correio Braziliense falando da RPPN Linda Serra dos Topázios, localizada no meu município de Cristalina. Procurei conhecer os proprietários, a Dina e o Jaime. Me contaram dos seus sonhos e objetivos. E ali pude constatar a importância da Reserva para influenciar gerações no intuito da preservação ambiental. Aconteceram cursos, pesquisas, observação dos astros e muita visitação. Foi ótimo ver a Reserva no seu nascimento. É importante preservar o legado do Jaime para Cristalina – Ivan Bispo.
Há pessoas que se tornam tão especiais em nossas vidas, que nem a distância e nem a poeira do tempo são capazes de afastá-las de dentro da gente – Romilda Valeriano da Silva.
Salve! Taí a Revista Xapuri, edição 82, em homenagem ao Jaime Sautchuk, prontinha pra você! Gostando, por favor curta, comente, compartilhe. Boa leitura !
[3d-flip-book id=”97806″ ][/3d-flip-book]