TAIS: O BELO TECIDO TRADICIONAL DO TIMOR-LESTE
O tecido tradicional de Timor-Leste chama-se TAIS e é elaborado artesanalmente em teares, por meio de uma técnica de tecelagem criada pelas mulheres timorenses.
Trata-se de um tecido que, por meio das cores, dos motivos e das técnicas utilizadas em sua produção, retrata a diversidade étnico-linguística do Timor-Leste, mantendo a identidade de cada região.
Os TAIS são utilizados para a ornamentação cerimonial, decoração e vestuário.
Embora várias cores sejam utilizadas na produção do tecido, o vermelho é a cor dominante.
Para muitas comunidades timorenses, a cor vermelha está tradicionalmente associada à vida, ao sangue e à coragem.
Tradicionalmente, também se usa muito o preto e o amarelo. Diz-se que quanto mais preto houver no tecido, maior a importância da pessoa a quem se destina.
Os TAIS usados em cerimônias celebram as várias fases da vida de uma pessoa, de uma família ou de uma comunidade, como a apresentação de um recém-nascido, um casamento, um enterro, a inauguração de uma casa, de uma escola, ou uma festa comunitária.
Nas cerimônias oficiais, complementa-se o uso do TAIS com plumas, ouro, coral ou prata e outros adornos típicos, principalmente para as danças.
Os homens usam tradicionalmente a tais mane, que enrolam ao redor da cintura. As mulheres usam o tais feto, uma forma de vestido sem alças.
Os tecidos são realizados maioritariamente por mulheres, sendo, por sua simbologia e importância, uma atividade bastante respeitada nas comunidades.
A principal fibra utilizada é o algodão, em geral fiado à mão nos locais onde é cultivado.
Recentemente, com a entrada de produtos globalizados no Timor-Leste, o TAIS passou a ser produzido também industrialmente, com fibras sintéticas e fios pré-tingidos. Mesmo assim, continuam lindos!
Foto: Planeta Vida
As fontes consultadas para esta matéria foram: EPortuguese Diak Timor
Dreamstime A fotos da matéria são de: Timor Treasures