Uiraçu: em busca das lendas perdidas
Uiraçu: em busca das lendas perdidas, da Editora Ninho da Palavra, escrito por Beto Seabra, Zelito Passos e com ilustrações de Cacá Soares, é um livro que conta uma história fantasiosa da Amazônia, misturando ficção e realidade, para engajar sobretudo as pessoas jovens no cuidado com o meio ambiente.
Por Zezé Weiss
Uiraçu conta a história do curumim Cauê, que precisa salvar o cesto de lendas e histórias da sua aldeia do risco de desaparecerem por conta da erosão causada pelo monstro Voçoroca, que destrói as florestas e ameaça destruir o povo do curumim.
Além do curumim Cauê, os e as demais protagonistas do livro são a menina Ceci, da cidade e filha de antropólogos; o papagaio Juru; o gavião gigante Uiraçu; e o menino Tião, filho de um pescador, um personagem que não passa despercebido na história.
O menino Tião, descrito como um “verdadeiro superatleta”, é uma criança com deficiência que usa seu par de muletas para se locomover. Beto Seabra, um dos autores do livro, explica a importância da inclusão de Tião em Uiraçu:
“Em nossa infância, nós tínhamos um amigo que era uma criança com deficiência física na perna e no braço, mesmo assim ele jogava bola com a gente, ele era o goleiro. Como é que tem criança que, mesmo com alguma deficiência, consegue fazer tudo? Basta ver aí os paratletas. O Tião foi um pouco isso, sabe? Foi um jeito nosso de chamar a atenção para essa parcela importante da população brasileira.”
Outro diferencial da história é com relação ao vilão: Voçoroca não é um personagem. Voçoroca é um fenômeno geológico – são grandes buracos causados no solo por meio da erosão em consequência das áreas desmatadas.
O livro faz, ainda, um esforço bem-sucedido de valorização das lendas indígenas e da cultura brasileira. Segundo Beto Seabra, essa opção foi fundamental porque “as lendas não só mitos, elas são também formas essenciais de conhecimento”.
No caso de Uiraçu, Beto, Zelito e Cacá mesclam referências da mitologia indígena com fenômenos geológicos, como a Voçoroca, para, reverenciando o conhecimento ancestral dos povos originários, denunciar a destruição do meio ambiente e lutar pela preservação da natureza e por dias melhores para o planeta Terra, nossa única morada no Universo.
Leitura imperdível!
Para adquirir seu exemplar, entre em contato com Beto Seabra (61) 9 9970 8574.
Zezé Weiss – Jornalista Socioambiental.