Café à prova de balas
Nova moda de café, popularizada no Vale do Silício, na Califórnia, começa a chegar no Brasil
Por Eduardo Weiss
O Bulletproof Coffee, ou café à prova de balas, vai mudar a sua vida. É o que dizem os adeptos da bebida que, de forma simples e surpreendente, mistura grãos refinados de café com um óleo à base de MCT (derivado do coco) e com manteiga. Sim, manteiga.
Dotado de um elixir mágico que, segundo seus consumidores, deixa as pessoas mais inteligentes, eficientes e produtivas, o Bulletproof Coffee já conquistou fama nos Estados Unidos. Não é por nada que é caiu na preferência dos programadores e empresários do Vale da Silício, na Califórnia, local conhecido por fomentar a inovação e a criatividade.
Tudo começou quando o empresário estadunidense Dave Asprey viajou ao Tibet e experimentou os chás típicos da região, famosos por conterem como ingrediente principal a manteiga do Iaque, animal de rebanho que parece um boi de pelugem extensa. Inspirado, Asprey decidiu experimentar a adição de gordura ao café e, em 2009, postou a receita do café à prova de balas no seu blog.
Desde então, sua descoberta virou uma espécie de fenômeno, ganhando seguidores apaixonados que dizem que o café “turbina” sua capacidade intelectual e te deixa mais alerto. Além disso a bebida, segundo seu criador, ajuda emagrecer uma que vez poderia substituir uma refeição matinal sem você perder de energia e disposição.
E o gosto? Não vai agradar a todos mas, surpreendentemente, na minha humilde opinião o café e a manteiga combinam. O café à prova de balas assemelha-se a um expresso com leite mais cremoso. Como bônus, não senti aquela sensação de taquicardia que costumo sentir muitas vezes ao beber café.
Entretanto, o Bulletproof Coffee apresenta controvérsias tanto com respeito ao processo de produção quanto aos efeitos prometidos.
Segundo alguns, os elevados níveis de alerta são apenas uma consequência do efeito normal da cafeína, e o processo (super-secreto) que promete “eliminar as micotoxinas presentes no café” é considerado exagerado por muitos, uma vez que os processos normais de produção de café já contam com mecanismos para evitar a proliferação de mofos.
Mesmo assim, a moda se espalha e começa a chegar também ao Brasil. Embora ainda sejam raros os estabelecimentos que vendem o Bulletproof Coffee no país, em Brasília você poderá encontrá-lo no Bioon Café.
Como preparar um café à prova de balas (à moda brasileira)
Ingredientes
– 1 a 2 colheres de chá de manteiga sem sal (de preferência orgânica ou ghee)
– 1 a 2 colheres de chá de oléo MCT (o óleo de coco também poderá ser usado)
– 1 a 2 copos (250 a 500ml) de café quente
Preparo
Em um liquidificador, misture a bebida até ficar espumante. Se quiser, adicione algo para adoçar, como canela, baunilha, açúcar mascavo, rapadura. Deguste e depois opine nos comentários sobre a a sua experiência!
Eduardo Pereira é sociólogo. @weiss_guru