Maria do Socorro Teixeira Lima: vice-presidenta do CNS
Maria do Socorro Teixeira Lima é vice-presidenta do Conselho Nacional das Populações Tradicionais Extrativistas (CNS), mandato 2019–2023, e diretora do Memorial Chico Mendes (MCM). Dona Socorro, como é chamada, é também presidenta da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP), em Tocantins.
Por Zezé Weiss
Liderança sindical desde os anos 1980 e filiada ao PT desde 1993, ela já disputou a vereança em 2008 e atuou em diversas organizações como Federação das Trabalhadoras de Agricultura do Estado do Tocantins (FETAET); Central Única dos Trabalhadores (CUT); e Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).
Em matéria publicada no site Elas por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em junho de 2002 , dona Socorro explica as principais reivindicações das mulheres quebradeiras de coco: “Reivindicamos incentivos para a produção Agroecológica das Mulheres na Agricultura Familiar, políticas públicas como a compra de produtos da Agricultura Familiar, como o programa PAA-PNAE”.
Sobre o significado de ser vice-presidenta do CNS, dona Socorro garante que essa conquista veio da luta das mulheres extrativistas: “Ao longo dos anos tivemos dificuldades por sermos mulheres, mas, por meio de muitas lutas de lideranças mulheres, hoje temos a paridade de gênero no CNS”.
Zezé Weiss – Jornalista. Com base em informações de matéria publicada no site Elas por Elas, da Secretaria de Mulheres do PT. Foto: Divugação / Rede Cerrado.