Pesquisar
Close this search box.

A seca que assombra o sertão nordestino

A seca que assombra o Sertão Nordestino

Através de uma visão macro, as imagens desta matéria narram a poesia de um lugar difícil e desfalecido sobre os reflexos de um fenômeno sócio-climático muito comum, que ocorre na Caatinga do sertão nordestino.

Por Fernando José Cantele 

Caatinga em tupi-guarani significa mata branca. Essas são características dadas à vegetação, com exemplares que, em tempos de estiagem, perdem as folhas, criando um aspecto seco e sem vida.

Acredita-se que esse bioma seria o resultado da degradação de formações vegetais, tais como a Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Logo, criou-se a falsa ideia de que sua vegetação era homogênea e pobre em espécies, no entanto, pesquisas apontam que a Caatinga é muito rica em biodiversidade.

Hoje, o contexto da paisagem mostra mudanças fisionômicas influenciadas pelo clima e impactos diretos e indiretos causados pela ação humana. A relatividade caracterizada pelo atraso da precipitação de chuvas constrói o que chamamos de “poética das vidas secas”.

Aqui, o ciclo sazonal morre, dando lugar ao ciclo estático da seca, é como um rito de passagem, porém com deficiências no estágio de renovação.

Os ossos nos aproximam dos resultados dessa transição, a ausência de cor capta o caos, a morte, o luto e a dor resignada de um pastoril inexistente, o fantasma da seca resultante da relação entre sociedade e meio ambiente.

Cada um desses pontos de vista se afirma como uma das principais preocupações, a ciência mostra que o maior processo de degradação da Caatinga veio juntamente com a expansão da pecuária.

De acordo com o trabalho de geoprocessamento do CRN/INPE, entre 2013-2014, dados gerais do monitoramento revelam 39,98% de Caatinga preservada, 45,06 % de Caatinga degradada, 7,24 % de solo exposto, 6,45 % de lavoura, 0,76 % de corpos d’água e 0,32 % de área urbana.


 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes