Peabiru: um caminho Inca em chão brasileiro?
Diz-se que o caminho do Peabiru foi uma estrada Inca que tinha início nos Andes peruanos e se estendia até o Oceano Atlântico, ligando as cidades de Cusco no Peru ao litoral do estado de São Paulo…
Por omundovariavel
Com cerca de 3 mil quilômetros, ela atravessava os territórios de Bolívia e Paraguai, além do Brasil e Peru. Há vestígios de que outras ramificações do caminho levavam até aos estados do sul do país chegando ao Rio Grande do Sul.
Peabiru em tupi significa; ”pe”- caminho, ”abiru”- gramado amassado. O caminho que continha muitas ramificações, parece ter sido uma rota de locomoção que ligava regiões extremas do Brasil, ligando desde a Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, até a Amazônia.
Apesar de muito usado pelos Guarani, eles próprios afirmavam que o caminho não foi aberto por eles, os indígenas atribuíam a construção ao seu deus Sumé, que teria criado a rota inicial no sentido leste-oeste.
Usando os caminhos, era realizado uma intensa troca comercial entre os povos do litoral brasileiro e os Inca, os indígenas do litoral forneciam sal e conchas enquanto os do norte, feijão, milho e penas de aves.
Em troca, os Inca davam objetos de cobre, ouro, prata e bronze. Um fato que pode comprovar isso é um machado andino de cobre descoberto em Cananeia ,litoral de São Paulo.
Crédito Armando Capeletto |
Encontramos esta matéria curiosa e interessante (aqui reproduzida com edições) no site www.omundovariavel.blogspot.com.br Mais sobre este incrível trabalho na página do Mundo Variável no Facebook: O Mundo Variável
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
E-Book Caminhando na Floresta
Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.