Pesquisar
Close this search box.
Cronologia temática: a história da Amazônia no dia a dia

Cronologia temática: a história da Amazônia no dia a dia

Cronologia temática: a história da Amazônia no dia a dia

Para muitos e muitas de nós jornalistas, ambientalistas e militantes das causas sociais e ecológicas, o jornalista Lúcio Flávio Pinto é exemplo, referência e lição permanente de vida…

Por Lúcio Flávio Pinto

Seus textos lúcidos, sempre primorosos e apaixonantes, forjam reflexões e fomentam a ação das pessoas que, de uma forma ou de outra, militam em defesa a Amazônia, agora podem ser encontrados também em seu novo site AMAZÔNIA HOJE – A NOVA COLÔNIA MUNDIAL: https://amazoniahj.wordpress.com/.

Como tudo o que Lúcio Flávio Pinto escreve e faz, o texto de apresentação do blog é absolutamente imperdível. Veja a seguir: 

Aos 65 anos de idade e quase 50 anos de jornalismo, senti a necessidade de criar este blog. A partir da minha base de dados, acumulada por tanto tempo, espero criar uma cronologia da história recente da Amazônia. É também uma forma de avivar a memória para uma história que ainda está em curso, mas, de tão intensa, costuma ser esquecida.

Com base em informações da imprensa – local, nacional e internacional – este blog reconstituirá acontecimentos marcantes na saga iniciada nos anos 1960, através da consolidação de eixos de penetração (e destruição) por terra na Amazônia, com sua cadeia de efeitos, desde o maior desmatamento da história da humanidade até a destruição de povos nativos. Tudo isso para criar atividades produtivas que possam resultar em exportações crescentes de recursos naturais e divisas para alimentar o crescimento quantitativo do Brasil.

O material foi baseado na imprensa, citando-se a fonte ao final de cada texto, cuja elaboração é inteiramente original. Na forma com que se apresenta, o texto preservou apenas as informações relevantes, que já se cristalizaram como história. Os aspectos deletérios foram expurgados para que cada texto se torne fonte perene de referência e possa ser usado sem necessitar de atualizações. Ele é um momento já consolidado do processo histórico.

O acúmulo de dados permitirá a formação de uma verdadeira enciclopédia da história contemporânea da região. Espero que o leitor se manifeste sobre a iniciativa. O retorno será importante para a continuidade dessa nova série retrospectiva. Vá lá e contribua para que o blog cresça e reflita a história que é e, também, a história que queremos construir, à nossa imagem e semelhança. 

 

FONTES: O Estado de S. Paulo (SP); Folha de S. Paulo (SP); Gazeta Mercantil (SP); Jornal da Tarde (SP);  Folha do Meio Ambiente (SP); O Globo (RJ); Jornal do Brasil (RJ); Correio da Manhã (RJ); O Liberal (PA); A Província do Pará (PA); Diário do Pará (PA); O Estado do Pará (PA); Folha do Norte (PA); Folha Vespertina (PA); Arquivo Pessoal

 

Lúcio Flávio Pinto – Jornalista e Cronista da Resistência na Amazônia. Introdução ao texto por Zezé Weiss.

 

https://xapuri.info/elizabeth-teixeira-resistente-da-luta-camponesa/

Block
IMG 7526

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes