Cronologia temática: a história da Amazônia no dia a dia
Para muitos e muitas de nós jornalistas, ambientalistas e militantes das causas sociais e ecológicas, o jornalista Lúcio Flávio Pinto é exemplo, referência e lição permanente de vida…
Por Lúcio Flávio Pinto
Seus textos lúcidos, sempre primorosos e apaixonantes, forjam reflexões e fomentam a ação das pessoas que, de uma forma ou de outra, militam em defesa a Amazônia, agora podem ser encontrados também em seu novo site AMAZÔNIA HOJE – A NOVA COLÔNIA MUNDIAL: https://amazoniahj.wordpress.com/.
Como tudo o que Lúcio Flávio Pinto escreve e faz, o texto de apresentação do blog é absolutamente imperdível. Veja a seguir:
Aos 65 anos de idade e quase 50 anos de jornalismo, senti a necessidade de criar este blog. A partir da minha base de dados, acumulada por tanto tempo, espero criar uma cronologia da história recente da Amazônia. É também uma forma de avivar a memória para uma história que ainda está em curso, mas, de tão intensa, costuma ser esquecida.
Com base em informações da imprensa – local, nacional e internacional – este blog reconstituirá acontecimentos marcantes na saga iniciada nos anos 1960, através da consolidação de eixos de penetração (e destruição) por terra na Amazônia, com sua cadeia de efeitos, desde o maior desmatamento da história da humanidade até a destruição de povos nativos. Tudo isso para criar atividades produtivas que possam resultar em exportações crescentes de recursos naturais e divisas para alimentar o crescimento quantitativo do Brasil.
O material foi baseado na imprensa, citando-se a fonte ao final de cada texto, cuja elaboração é inteiramente original. Na forma com que se apresenta, o texto preservou apenas as informações relevantes, que já se cristalizaram como história. Os aspectos deletérios foram expurgados para que cada texto se torne fonte perene de referência e possa ser usado sem necessitar de atualizações. Ele é um momento já consolidado do processo histórico.
O acúmulo de dados permitirá a formação de uma verdadeira enciclopédia da história contemporânea da região. Espero que o leitor se manifeste sobre a iniciativa. O retorno será importante para a continuidade dessa nova série retrospectiva. Vá lá e contribua para que o blog cresça e reflita a história que é e, também, a história que queremos construir, à nossa imagem e semelhança.
FONTES: O Estado de S. Paulo (SP); Folha de S. Paulo (SP); Gazeta Mercantil (SP); Jornal da Tarde (SP); Folha do Meio Ambiente (SP); O Globo (RJ); Jornal do Brasil (RJ); Correio da Manhã (RJ); O Liberal (PA); A Província do Pará (PA); Diário do Pará (PA); O Estado do Pará (PA); Folha do Norte (PA); Folha Vespertina (PA); Arquivo Pessoal.
Lúcio Flávio Pinto – Jornalista e Cronista da Resistência na Amazônia. Introdução ao texto por Zezé Weiss.
https://xapuri.info/elizabeth-teixeira-resistente-da-luta-camponesa/