Procura
Fechar esta caixa de pesquisa.

Dicas para uma boa noite de sono

Dicas para uma boa noite de sono

Qual é a postura mais saudável para dormir?

 
No momento de ir dormir, cada pessoa tem uma posição que a considera mais confortável para adormecer. Mas qual é a melhor posição ideal para dormir? Existe uma postura ideal para evitar dores nas costas?

Depois de inúmeros estudos, os especialistas recomendam uma série de posições que podem ser ideais para você dormir melhor, mesmo que avisem que não há uma posição perfeita para dormir. Neste artigo, tentaremos responder a todas essas questões e analisar as posturas mais utilizadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda descansar completamente, porque o sono é fundamental para uma boa saúde. Para isso, a postural é primordial. Você também terá que levar em conta que além de uma posição adequada, você tem que tentar obter um bom travesseiro e um colchão confortável. Dois fatores que ajudarão você a aproveitar ao máximo seu sono.

Qual é melhor posição para dormir?

A melhor posição para dormir é no lado esquerdo do seu corpo.
dormir
Sem dúvida, a postura mais saudável, segundo a maioria dos especialistas é dormir no lado esquerdo. Esta posição ajuda a reduzir o ronco enquanto melhora a respiração, além de também ser bastante benéfica para a coluna e ajudar a prevenir a azia.
Dormir de lado favorece os processos do sistema linfático usado pelos mamíferos para limpar os resíduos do organismo. Em caso de gravidez ou sofrendo de lombalgia, esta também é a posição mais recomendada.

Outras posições comuns, mas menos recomendadas:

Face para baixo
dormir
Essa é uma das posturas mais comuns do sono e ao mesmo tempo menos recomendada. Dormir com a face para baixo produz muita tensão no pescoço e o uso continuado dessa postura pode levar a tendinite ou lombalgia. Se você está acostumado a dormir de barriga para baixo, recomendamos que você troque o travesseiro e verifique se ele é fino o suficiente para evitar o estresse lombar. Embora o mais aconselhável seja que você tente outra posição para dormir que seja mais favorável à sua saúde.
Face para cima
dormir
De acordo com os estudos realizados, esta é a segunda posição mais escolhida pelas pessoas para dormir. Ela ajuda a evitar dores na coluna, uma vez que permanece retal e também pode retardar as rugas em longo prazo. Para dormir de costas da maneira ideal, o travesseiro deve ser alto o suficiente para que a cabeça repouse sem cair para trás. É aconselhável que os braços estejam em posição estendida ou apoiada no peito, se por qualquer circunstância tivermos menos espaço na cama. Isso ajudará os nervos em nossas extremidades a não sofrer tanto.
Nem tudo será vantagem, portanto, não é a posição de dormir mais aconselhável. O maior inconveniente para as pessoas que dormem nessa posição é a tendência de roncar ou ter apneia do sono.

Dicas para uma boa noite de sono
 
Dr. Arthur Frazão – Clínico geral
Algumas dicas para uma boa noite de sono são simples mas importantes, como:
  1. Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;
  2. Mantenha um ritmo de sono: vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;
  3. Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;
  4. Evite fazer anotações, ler ou assistir a TV na cama;
  5. Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
  6. Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;
  7. Escureça tudo! Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
  8. É difícil dormir sentindo fome; coma algo leve antes de deitar-se: uma maçã é uma boa opção;
  9. Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;
  10. Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia- a dia, especialmente da segunda parte do dia.
 

Benefícios do sono para pele
O sono reequilibra o organismo produzindo serotonina, um hormônio responsável pela sensação de prazer, impedindo o acumulo de cortizol, melhorando o humor e a boa disposição, assim como aumenta à sensibilidade à leptina hormônio responsável por informar ao organismo a ausência da fome, por isso qualquer dieta precisa também incluir pelo menos 7 horas de sono consistentes para uma mulher ativa e saudável ficar linda.
Dormir bem é sinônimo de vários benefícios o corpo, porque:

  • O rosto é um dos principais indicadores de uma noite mal dormida: intensifica as marcas das linhas de expressão, já que quem não relaxa durante a noite movimenta mais o rosto que amanhece inchado, nitidamente sem brilho, com os vasos sanguíneos congestionados que prejudica a oxigenação causando as olheiras;
  • Os olhos ficam secos e irritados, acarretando ardência, vermelhidão e falta de brilho;
  • O hormônio do crescimento, que é responsável pela renovação dos músculos evitando a flacidez muscular é liberado em grande parte durante o sono, por isso a falta de sono causa flacidez;
  • A falta de descanso engorda, pois deixa o metabolismo lento e o menor gasto de energia aumenta o mecanismo de estocagem das sobras  resultando em gorduras localizadas;
  • O cabelo fica fraco já que com a redução de energia do organismo, os fios de cabelo deixam de receber a quantidade de nutrientes que estava reservada a eles e enfraquecem.

Para melhorar a qualidade do sono é muito importante estabelecer um horário regular para dormir e acordar, pois assim o biológico funciona melhor.

Fontes: Site de curiosidades e Tua Saúde


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

PARCERIAS

CONTATO

logo xapuri

posts relacionados

REVISTA