Educação e Luta: o legado de Paulo Freire
Live Solidária 02/02/22 – RESUMO
Mediadora Iêda Vilas Bôas conversa com Karla Teixeira
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
A Palavramundo precisa ser levada a todos alunos. Assim começou este bate papo entre duas amigas, que pareciam estar sentadas na sala, com uma xícara de cafezinho coado na hora. Karla Teixeira fala com propriedade sobre Educação e Luta sob a perspectiva do Legado de Paulo Freire.
O sociólogo, educador e maior pensador da Educação de quem temos notícias fez 100 anos em 2021 e no Brasil, sequer foi comemorado. Paulo Freire é o brasileiro com mais homenagens pelo exterior. Só títulos Honoris Causa possuiu 28, mas por aqui o (des)governo resolveu acabar com o pensamento e ideologia freireana. Karla traz para a conversa a importância de (re)existir, de resistir, de enfrentar um comportamento que estava abafado e encontrou eco no governo atual.
Iêda e Karla falam espontaneamente de suas práticas educacionais e do que pretendem para a educação: que seja emancipadora, seja ressignificada, para que o sujeito seja aprendiz e professor, enquanto cidadão político.
Karla teixeira fala ainda, da necessidade de que sejam criadas políticas públicas para povos tradicionais. Traz também uma reflexão sobre o latifúndio educacional, mas entende que devemos e podemos reverter o grave e triste quadro em que se encontra a educação brasileira. O ano será para mudanças. Precisamos colocar uma pessoa que pense na educação como ferramenta de mudança e transformação social.
[authorbox authorid=”” title=”Sobre a Autora”]