Matizes Dumont no Museu da República em Brasília
Exposição “Entre Rios – Entre nós” no Museu da República em Brasília
O conjunto de bordados da exposição é um registro poético-visual que simboliza a luta pelos valores humanos, sociais e ambientais e cumpre a função da arte de educar e mobilizar o visitante para mergulhar nas águas da sensibilidade e da convivência harmoniosa com a natureza.
Coleção de telas bordadas pelo grupo Matizes Dumont – “O rio que mora em mim”
A exposição percorre os caminhos da memória e da revitalização de saberes, dialoga e fortalece a cultura e o patrimônio imaterial brasileiro, a biodiversidade, contribui para ampliar a discussão em torno da água e da busca da paz.
Abertura da Exposição – Obra “Festa na beira d’água
A exposição apresenta duas partes:
- O rio que mora em mim: Produção criativa de autoria do Grupo Matizes Dumont, um registro da vida na beira d’água em forma de 16 telas bordadas em diferentes técnicas;
Painéis bordados pelo grupo Matizes Dumont
Obra: “Rio São Francisco”
Obra: “O menino e a bicicleta”
- Gente Que Borda Entre Rios – Além das obras do grupo Matizes Dumont a exposição conta também com 16 painéis bordados por participantes de projetos sociais em comunidades ribeirinhas e por pessoas que se movimentam para proteger as águas.
Painéis bordados pelos participantes dos projetos sociais
O trabalho “Gente que Borda Entre Rios” vem sendo realizado em diferentes momentos e tem (a)bordagem e motivos criados pela realidade. É um movimento iniciado em 1999 na região do Rio São Francisco durante oficinas do Caminho das Águas e vem sendo ampliado e pespontado silenciosamente durante oficinas com grupos de mulheres interessadas em bordar águas, bordar a vida em várias regiões brasileiras até os dias de hoje em 2018 durante o desenvolvimento do Projeto Entre Rios.
O Projeto Entre Rios é uma ação de Educação Ambiental coordenada pela Ñanduti Planejamento Projetos em parceria com Matizes Dumont.
Fonte: matizesdumont
Imagem de capa: quadro “Na beira do rio”.