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Filme sobre manejo sustentável do pirarucu estreia neste domingo, em Manaus

Filme sobre manejo sustentável do pirarucu estreia neste domingo, em Manaus

O documentário “Pirarucu – o respiro da Amazônia” conta a história de como o manejo desse enorme peixe amazônico se tornou um exemplo de desenvolvimento sustentável.

Por Duda Menegassi/ O Eco

Um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu é o protagonista de uma história bem-sucedida entre comunidades tradicionais, ciência e conservação. Esse é o fio condutor de “Pirarucu – o respiro da Amazônia”, documentário que estreia neste domingo (20), com sessão especial em Manaus. O filme mergulha no rio Juruá, no Amazonas, para contar como o manejo do pirarucu se tornou um exemplo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Dirigido por Carolina Fernandes, o documentário destaca a importância dessa união de forças entre as comunidades tradicionais e os cientistas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para construir um projeto de conservação sólido e que beneficia a todos. “O filme retrata de forma poética como suas comunidades melhoraram a qualidade de vida ao se engajar nessa atividade sustentável, que salvou o pirarucu da extinção e protege a floresta”, comenta a diretora.

Em onze anos, a população de pirarucu no Médio Juruá já aumentou 55 vezes em lagos protegidos. Além disso, o manejo participativo tornou-se uma importante fonte de renda para as comunidades. 

A estreia do documentário acontece neste domingo (20), às 19 horas, no Teatro Amazonas, em Manaus. A sessão será gratuita.

Duda Menegassi – Jornalista. Fonte: O Eco. Foto:  Marcos Amend/Pulsar Imagens.

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UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

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