Desde 1745, acontece na cidade de Goiás a Procissão do Fogaréu

Todo santo ano, desde 1745, de quarta para quinta-feira da Semana Santa acontece na cidade Goiás, antiga capital do Estado, a Procissão do Fogaréu, cujo ritual, trazido pelo pároco espanhol  João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, representa a procura e a prisão de Cristo.

Zero hora da quinta-feira: as luzes dos postes do centro histórico da cidade se apagam, os  tambores rufam e  cerca de 4o homens encapuzados, os farricocos (soldados romanos), carregando tochas e entoando cantos em latim, dão início ao ritual.

Durante todo o percurso, que parte  do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, passa pela Igreja do Rosário (representando o local da última ceia) e chega até a Igreja de São Francisco de Paula, que faz o papel do Monte das Oliveiras, onde Cristo foi preso, milhares de pessoas acompanham a procissão.

Desde a saída da procissão da porta da Igreja da Boa Morte,  até a chegada na Igreja de São Francisco de Paula com um farricoco carregando um  estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle, com a imagem de Jesus simbolizando sua captura, a cerimônia dura cerca de uma hora.

Em busca de Cristo,  os “soldados romanos”,vestidos com túnica comprida  e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha,  vão até  a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde encontram a mesa vazia já vazia da última ceia e, dali, seguem para o “Jardim das Oliveiras”, onde conseguem prender Jesus.

A prisão de Cristo é anunciada com toque de clarim. Depois da prisão, dá-se um momento de silêncio e, em seguida, conforme a tradição católica, é celebrada uma missa.

Procissão do Fogaréu

 

Foto – Procissão do fogaréu: curtamais.com.br

ANOTE AÍ:

Fontes: Prefeitura Municipal de Goiás, Rádio Vaticano. A foto de capa desta matéria foi distribuída pela organização da Procissão.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CAMPANHAS

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 104
REVISTA 103
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

CHICO MENDES 35 ANOS – EMPATE DE RETOMADA

Há 35 anos, Chico Mendes foi silenciado, mas sua luta ecoa até hoje. Quer saber como você pode fazer parte dessa história?

💪🏼Chico Mendes foi um líder inesquecível, assassinado por defender nossas florestas e os povos que nelas vivem. Seu legado enfrentou ameaças, mas agora é a hora da virada. É o momento do “Empate de Retomada”, uma nova fase na luta pelas conquistas e ideais de Chico.

👉🏻Para fazer esse empate acontecer, precisamos mais do que nunca da sua parceria e contribuição. DOE AGORA! Seja parte dessa retomada!