Guerra do Contestado: O monge e seu receituário
Receita dada pelo célebre monge José Maria de Agostini ao senhor Joaquim Nunes da Rocha no dia 3 de setembro na casa do senhor Antonio Calumby, no lugar chamado São João, município de Campos Novos, não se lembrando o senhor Joaquim Nunes do nome da pessoa que escreveu a receita, que foi ditada pelo mesmo monge:
“Ponha em duas medidas de cachaça 700 gramas de arruda e 700 de guiné e 700 da casca da cortiça e 700 da erva de passarinho e 700 da erva do touro e 700 da erva de bicho e 700 da casca da caroba e 700 da casca da sassafrais e 700 da casca da palmeira e 800 de assucara branco, e deche na infusão 15 dias, e o depois, pase em otra vasilla e ponha 12 vidros de ensensa junto para tomar um calezinho de note e otro de manham.”
A letra é boa e conservamos a ortografia original.
Nota: o curandeiro tinha então à sua disposição três e mais secretários e ele próprio também escreve bem; a afluência de povo era então enorme; carneou-se uma vaca gorda, que foi toda gasta naquele dia.
A bem do Sr. Joaquim Nunes poder ter acesso à consulta foi preciso esperar até às dez horas da noite, ficando ainda 15 pacientes esperando a vez.
As receitas que já eram escritas, quando indicada alguma delas o consulente, pelo curandeiro, este mandava copiar por um de seus secretários que a entregava ao dito consulente.
A Notícia – (Lajes) 19/10/1912.
***
As fumigações de Artemiza cozida, tomadas em banho de assento, fazem as partuerentes expulsarem a creança morta.
A mesma planta cozida em vinho que se bebe em doses curtas, porém frequentes, preserva a mulher do perigo de aborto.
Paulino Pereira
***
Tosse, ponha-se no pescoço da creança que a tiver uma pedra pomes e a tosse cedera
Paulino Pereira
***
Para os calos nos pes, colocar sobre o callo um pouco da parte interna de um figo e deixae ahi durante alguns dias ficareis curado
Paulino Pereira
***
Para curar Dor de Ouvido, tomai uma pequena cebola e assae-a bem na cinza, enrolae-a em um pedaço de panno muito fino untada com um pouco de mantega sem sal. Mettei tudo no ouvido doente o mais quente que se puder suportar, dentro de um minuto a dor desaparecera
Paulino Pereira
Jean Claude Bernardet, em Guerra Camponesa no Contestado, Global Editora, 1979. Imagens: Reprodução/Internet.