Em 2017, o Parque Solar de Ituverava, na Bahia, gerará mais energia para o Brasil
Essa mega-usina de energia solar vem sendo instalada desde dezembro de 2015, sob supervisão da Enel Green Power , empresa responsável por conduzir a construção da planta. A Enel escolheu a empresa Enerray do Brasil, que pertence à Seci Energia do Grupo Industrial Maccaferri, através da Enerray Usinas Fotovoltaicas, para executar o projeto que, segundo a EGP, exigirá um investimento de cerca 400 milhões de dólares.
A usina de Ituverava, maior projeto solar da Enel em construção atualmente, foi um dos vencedores em leilão de energia de reserva realizado pelo governo federal em novembro de 2014, no qual a companhia vendeu 344 megawatts (MW) em empreendimentos, incluindo usinas eólicas.
Segundo Francesco Venturini, CEO da Enel, a empresa tem cerca de 1.650 MW de projetos de energia solar em execução ou contratados, que demonstram compromisso crescente para o desenvolvimento desta tecnologia nos próximos anos.
A afirmação é corroborada por Michael Scandellari, CEO da Enerray, empresa parceria da Enel em Ituverava, em depoimento à agência Investimento Notícias: ” Acreditamos que o Brasil representa uma grande oportunidade por ser um mercado com perspectivas de crescimento muito significativas a médio e longo prazo”.
Segundo a Enel, o Complexo de Ituverava, onde serão instaladas cerca de 20 mil placas fotovoltaicas, poderá gerar mais de 550 GWh por ano, o suficiente para atender a demanda de consumo de energia anual de mais de 268.000 domicílios brasileiros, evitando a emissão de mais de 185.000 toneladas de CO2 por ano.