Levante Xavante: Estrelas são olhos de gente encantada
Para o povo Xavante, “as estrelas são olhos de pessoas encantadas que, desde o céu, nos contemplam todas as noites”
Por Zezé Weiss
Para o povo Xavante, que habita e protege uma bela porção de Cerrado na região leste do estado de Mato Grosso, as estrelas são olhos de pessoas encantadas que, desde o céu, nos contemplam todas as noites.
Conta a lenda que, certa noite, ao admirar o céu estrelado, um guerreiro Xavante viu uma estrela diferente, que piscava muito e, ao contrário das outras, parecia inquieta. De tanto admirá- la, o guerreiro se cansou e adormeceu.
Enquanto ele dormia, a estrela se transformou em uma linda jovem e desceu até a Terra para despertá-lo com afetos e olhares apaixonados. Em um instante, os dois se apaixonaram.
Como a moça-estrela precisava voltar aos céus, ela o convidou para acompanhá-la. O jovem Xavante quis saber como. Ao avistar uma frondosa palmeira, ela indicou: “Subamos até o alto desta palmeira. Ela crescerá, crescerá, e nos levará para os jardins do céu.”
Sentados sobre as folhas da palmeira, os dois chegaram à casa da estrela, onde os dois viveram felizes. Um tempo depois, saudoso, o guerreiro voltou ao convívio de seu povo. Porém, seu amor pela estrela era tanto que ele se despediu de todos e retornou para junto de sua amada companheira.
É por isso que, quando uma estrela pisca no céu, os Xavante dizem que é a estrela mandando o recado de que continua enamorada e feliz com seu guerreiro Xavante.
<
p align=”justify”>O Jovem e a Estrela – Lenda Xavante editada por Zezé Weiss, com base em informação de Juayhy e Via Fanzine