Moda sustentável! A marca brasileira que produz bolsas de guarda-chuva e jaquetas de restos de pneu
Reutilizar restos de pneus e de guarda-chuvas para confeccionar roupas e acessórios é a grande sacada da Revoada, uma empresa gaúcha de moda sustentável que ganha dinheiro reaproveitando materiais que muitos de nós chamamos de lixo.
Por Matteus Goto/The Greenest Post
A marca nasceu em 2013 com o nome de Vuelo, já com a missão de diminuir o impacto da indústria têxtil.
Após muito estudos, os idealizadores descobriram que câmaras de pneu de caminhão, constantemente descartadas em borracharias, são um ótimo material substituto para o couro, enquanto o nylon de guarda-chuvas quebrados pode ser reaproveitado como um excelente forro de bolsas e mochilas.
Para conseguir sua matéria-prima, a Revoada possui parceria com borracharias e, quinzenalmente, visita unidades de triagem de lixo seco, para onde guarda-chuvas com engrenagem quebrada são encaminhados.
Cada espaço desses chega a receber mil unidades do objeto por dia, que – se não fosse o trabalho da marca – seriam descartados em aterros sanitários.
Após a coleta da matéria-prima, o material é encaminhado para uma empresa de lavagem industrial que usa água captada da chuva e, em seguida, a borracha e o nylon são entregues a pequenos ateliês de costura e cooperativas de costureiras que se encarregam da fabricação das peças.
Ou seja, sustentabilidade do começo ao fim do processo de produção das roupas e acessórios! As vendas da marca são feitas pela internet.
Autor: Matteus Goto – Disponível em The Green Post. Fotos- Arquivo Revoada.