Ministra Marina fala sobre recuperar legislação ambiental
No mesmo dia em que Lula defendeu exploração de petróleo na Margem Equatorial, ministra diz que Brasil pode ajudar países a trilharem caminhos mais responsáveis.
Por Cristiane Prizibisczki/O Eco
Em entrevista ao programa Bom Dia Ministra, do CanalGov, nesta quarta-feira (12), a mandatária da pasta ambiental, Marina Silva, fez uma dura crítica aos retrocessos legais ocorridos nos últimos anos no arcabouço ambiental brasileiro e afirmou que o país pode ser exemplo na área de transição energética e estímulo à bioeconomia.
“Vamos ter que recuperar a legislação, que é boa, e não permitir que esses retrocessos aconteçam”, afirmou a ministra, citando como exemplo a Lei Federal 14.285, sancionada em 2021, que permitiu aos prefeitos reduzirem as Áreas de Preservação Permanente (APP) nas margens de rios, córregos e encostas, para a construção de edificações.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima também defende que o Brasil pode, além de promover mudanças internas para acabar com o desmatamento, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e promover uma transição das atividades produtivas para uma economia mais sustentável, ajudando outros países a trilhar caminhos mais responsáveis.
“O Brasil tem um papel nessa nova geopolítica global, em que a segurança deve ser olhada também do ponto de vista da segurança climática”, disse.
As declarações foram feitas poucas horas antes de o presidente Lula voltar a defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira, que inclui a foz do Amazonas, alvo de disputa interna no governo.
Assista à entrevista completa de Marina Silva, aqui
Cristiane Prizibisczki – Jornalista. Fonte: O Eco. Capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil.