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Memórias de um baiangoneiro e geralista: Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Memórias de um baiangoneiro e geralista: Parque Nacional Grande Sertão Veredas

 
Xiko Mendes baiangoneiro e geralista traz o tempo de ontem: puro e bom! Traz o rio Cariranha, as veredas e toda nossa ancestralidade
 
Tenho um pedaço de mim entre as margens dessa CARINHANHA: aí ficou enterrada no teu solo encharcado e arenoso a Alma BAIANGONEIRA GERALISTA dos meus Antepassados. Cemitérios, taperas de casas e fazendas, roças nas vazantes, a imagem do gado curraleiro chegando à tardezinha no curral do meu avô FIRMINO JOSÉ BARBOSA (quilombola com Ancestralidade no antigo Porto Cajueiro, caminho entre JANUÁRIA e GOIÁS antes de Brasília)… Tudo isso aí povoou a paisagem bucólica e poética da minha infância e adolescência entre as Veredas Muriçoca, Pilão, Jataí, Cobra, Landim, Canabrava, Rodeio e Cajueiro. Tudo isso está hoje protegido, felizmente, dentro do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Oh saudade da Fazenda Rodeio*, antiga propriedade dos meus avós paternos Rafael Mendes de Queiroz e Rita Rodrigues de Almeida!
Sou grato a Deus por saber que a Alma BAIANGONEIRA GERALISTA dos meus ANCESTRAIS está aí guardada entre as Nascentes dessa CARINHANHA e que as máquinas do Agronegócio nunca vão exumar desses cemitérios engolidos pelo silêncio mágico dessas paisagens a espiritualidade totêmica dos meus laços identitários com esses lugares.
*RAFAEL MENDES de Queiroz e Rita Rodrigues de Almeida, antigos donos da Fazenda Rodeio, dentro do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, eram pais do meu bisavô João Mendes de Queiroz (João Peba).
 
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XIKO MENDES é professor, Historiador, escritor e membro da Alaneg – Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano
 
 
 
 
 
 
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UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

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