Ministra Vera Lúcia Santana de Araújo: Mulher Negra, fazendo história
No dia 6 do mês de fevereiro de 2024 nossa queridíssima Vera Lúcia tomou posse como Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por Iêda Leal
Não posso deixar de parabenizá-la e celebrar junto a conquista de uma mulher negra, plena em sua potencialidade, ocupando este espaço.
Vera Lúcia, que já atuou em diversas instituições, incluindo o Conselho Penitenciário do Distrito Federal e a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, é a personificação inspiradora da continuidade da luta pela democracia e pela inspiração do nosso povo.
São momentos contínuos de resiliência, de uma jornada que não se inicia hoje e não acabará amanhã. Estamos fazendo história, construindo e dando continuidade ao legado de Lélia Gonzalez, Carolina Maria de Jesus, Antonieta de Barros, Tia Ciata, Maria Firmina, Maria Felipa, Tereza de Benguela, entre tantas outras mulheres negras que contribuíram para este momento.
Parabéns, Vera Lúcia Santana Araújo, ministra negra, nossa ministra! Todas nós nos emocionamos e nos orgulhamos dessa conquista.
Iêda Leal – Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretária de Comunicação da CUT-GO; Tesoureira do SINTEGO; Coordenadora Nacional do Movimento Negro Brasileiro. Foto: Divulgação/ Alma Preta.
Ministra Vera Lúcia Santana Araújo

Nome completo: Vera Lúcia Santana Araújo
Nascimento: Livramento de Nossa Senhora/BA
Origem: Classe dos(as) Advogados(as)
Posse como ministra substituta do TSE: 6.2.2024
O histórico contempla somente a atual situação, sem referência às atuações anteriores das ministras e dos ministros na Corte, registrando-se as datas a partir de suas posses como membras substitutas e membros substitutos.







