Pesquisar
Close this search box.
neuroengenharia

Neuroengenharia: robótica na reabilitação

Campus do Cérebro apresenta aplicações da neuroengenharia

Por Mônica Costa
 
neuroengenharia
A robótica é uma das áreas utilizadas na neuroengenharia para reabilitação. (Foto: Roma Costa/Nossa Ciência)

Simpósio reúne abordagens de áreas diferentes para problemas comuns
Durante dois dias cerca de 100 estudantes e pesquisadores, oriundos de diversas regiões do Brasil e também de outros países na América Latina, puderam conhecer algumas aplicações da neuroengenharia, desde a pesquisa básica até a pesquisa aplicada. Esse foi um dos resultados do V Simpósio de Neuroenhengaria, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Campus do Cérebro do Instituto Internacional de Neurociências – Edmond e Lilly Safra (INN-ELS), em Macaíba, na região metropolitana de Natal.

neuroengenharia
Paulo Ribeiro, Amauri Morais e Fabrício Brasil (esq p dir) (Foto: Roma Costa/Nossa Ciência)

 

Convidado para participar de edições anteriores, Paulo Ribeiro, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) não conseguiu liberação da sua universidade e noutra oportunidade não conseguiu o custeio das despesas. Dessa vez, veio por conta própria, às próprias expensas. “Temos colaborações aqui com o professor Fabrício Brasil. Estamos replicando lá (na UFMA) um projeto desenvolvido por um aluno dele e que poderá ter uma aplicação muito importante”, revela.
O projeto ao qual o professor se refere é um equipamento que poderá auxiliar na medição sinais vitais musculares, cardíacos e cerebrais e envio das informações via web, que está sendo desenvolvido pelo engenheiro biomédico, Amauri Morais, no Mestrado do INN-ELS.
A neuroengenharia é uma área nova no Brasil e no mundo, como informa Edgar Morya, Coordenador de Pesquisa do INN-ELS. A intenção do simpósio é mostrar a alunos de iniciação cientifica e de pós- graduação que as pesquisas desenvolvidas no Campus do Cérebro têm grandes potencialidades. Despertar-lhes o interesse em fazer o mestrado acaba sendo uma consequência.

neuroengenharia
(Foto: Roma Costa/Nossa Ciência)

 

Um dos projetos divulgados desde o lançamento do INN-ELS, em 2008, a Educação para a Vida, que iria oferecer educação de qualidade para crianças desde o nascimento até o ensino médio, foi cancelado, por não ser prioritário para o Ministério da Educação. Embora a neuroengenharia seja uma área com importância crescente no mundo, com aplicações em áreas como engenharia biomédica e reabilitação, os recursos para as atividades do INN-ELS têm sido reduzidos. “Essa área é um foco estratégico para os países, mas aqui no Brasil a gente tem que convencer as pessoas ainda que isso é importante”, lamenta o gestor.
Veja matéria em vídeo.

ANOTE AÍ

Fonte: Nossa Ciência

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

 
 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

×