O mito de Aranãmi sobre o início e o fim de tudo
Para os Araueté, do médio Xingu (PA), um deus indignado, Aranãmi, criou o mundo:
Triste com um insulto da esposa, o deus Aranãmi começa a cantar e tocar seu chocalho. Com isso, cria o solo terreno e mais três níveis: dois celestes e um subterrâneo, com um rio e suas ilhas.
Alguns homens sobem até o primeiro nível celeste e se tornam seres divinos. Outros se elevam ainda mais, indo morar na segunda camada, o Céu Vermelho.
O solo então se rompe. Os homens caem no rio subterrâneo e quase todos são devorados por uma piranha e um jacaré gigantes. Os que escapam ficam vivendo nas ilhas.
Quando um habitante das ilhas morre, sua alma se divide em dois espíritos: um vaga por certo tempo pela terra; o outro fica na primeira camada celestial, em contato com os deuses.
De acordo com o mito, um dia a camada celeste se romperá. A partir daí, os seres humanos e divinos ficarão misturados e não haverá diferença entre o mundo dos mortos e o dos vivos
Fonte: Super Interessante
PRINCIPAIS DEUSES INDÍGENAS BRASILEIROS
DEUSES DA RELIGIÃO TUPI–GUARANI
Tupã: deus criador da terra, dos mares e do céu. É o criador dos animais, plantas e árvores. Para os tupi-guarani, foi Tupã que ensinou a agricultura para os índios.
Guaraci: é o deus Sol, filho do grande Tupã. De acordo com a mitologia tupi-guarani, Guaraci ajudou Tupã na grande obra da criação.
Jaci: é a deusa Lua da mitologia tupi-guarani. Filha de Tupã, ela é a protetora da reprodução e dos amantes.
Ceuci: deusa protetora das casas indígenas e das plantações.
Sumé: é a deusa das regras e leis dos índios. De acordo com os mitos, foi ela quem transmitiu os conhecimentos do cozimento da mandioca aos indígenas.
Anhangá: espécie de deus do inferno e do mal.
DEUSES DE RELIGIÕES DE OUTROS POVOS INDÍGENAS
Yorixiriamori: divindade Ianomâmi que possuía forma de pássaro. Nos mitos, aparece cantando para as mulheres indígenas.
Akuanduba: divindidade dos indígenas da nação Arara. De acordo com um mito, ele era o responsável pela ordem no mundo, fato conseguido pelas músicas que tocava com sua flauta mágica.
Wanadi: deus dos índios Iecuna. Ele é o pai dos seres que criaram o mundo.
Yebá Beló: divindade feminina dos índios Dessana. De acordo com a mitologia desse povo, ela é a criadora de todas as coisas do mundo.
Aranãmi: deus dos Araueté. De acordo com o mito de criação, Aranãmi criou, com seu canto e som do chocalho, a terra, os rios, as ilhas, o subterrâneo e o céu.