“O TERRITÓRIO”: DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO GANHA EMMY COM FILME INDÍGENA
“O Território”, documentário produzido e estrelado por indígenas recebeu, no dia 7 de dezembro passado, o Emmy Award 2023, o “Oscar da Televisão”, como é conhecido o Emmy nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Em Porto Velho, faixa e outdoor para lembrar os dois anos de assassinato de Ari
(Foto@neidinhasurui)
Por Zezé Weiss
Gravado na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau – uma área de mais de 1,8 mil hectares onde vivem povos de 9 etnias, incluindo indígenas isolados – retrata a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau para defender suas terras.
Ivaneide Bandeira, a Neidinha, por décadas defensora da floresta e dos povos indígenas em Rondônia e uma das protagonistas do documentário, expressou o sentimento do movimento indígena em seu discurso durante a cerimônia de premiação, em Los Angeles:
“Esse filme representa muito para os povos indígenas e para a nossa luta. Esse prêmio é de vocês, é do Brasil”. Também estiveram presentes em Los Angeles o protagonista Bitaté-Uru-Eu-Wau-Wau, a produtora Txai Suruí, o produtor Gabriel Uchida e o diretor Alex Pritz.
Distribuído pela National Geographic, “O Território” foi filmado na Terra Indígena do Povo Uru-Eu-Wau-Wau, uma das Terras Indígenas mais ameaçadas e com o entorno mais desmatado na Amazônia Legal. O roteiro é forte, pungente: Em 1 hora e 24 minutos, o público acompanha a vida de Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau, e de sua mentora, Neidinha, na luta contra desmatamento ilegal, queimadas, invasão e grilagem na TI Uru-Eu-Wau-Wau.
O filme também homenageia outro jovem líder indígena, Ari Uru-Eu-Wau-Wau, assassinado em 2020 por defender os povos indígenas de Rondônia e a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, localizada nos municípios rondonienses de Guajará-Mirim e São Miguel do Guaporé, e os povos indígenas que nela resistem: Amondawa, Isolados Bananeira, Isolados do Cautário, Isolados no Igarapé Oriente, Isolados no Igarapé Tiradentes, Juma, Kawahiva Isolado do Rio Muqui, Oro Win e Uru-Eu-Wau-Wau.
Zezé Weiss – Jornalista. Com a colaboração de Janaina Faustino, a partir de informações divulgadas nas redes sociais. Foto de capa: divulgação.
LEIA TAMBÉM:
O Território, produção da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+
Documentário vencedor no Festival de Sundance apresenta a luta dos povos indígenas brasileiros contra o desmatamento da Amazônia.

O Território, documentário da National Geographic Documentary Films, estreia no Disney+ no dia 13 de janeiro. O filme ganhou destaque no Festival de Cinema de Sundance de 2022 ao vencer as categorias de Prêmio do Público (World Cinema – Documentary) e Prêmio Especial do Júri (Documentary Craft).
Para acompanhar a luta de indígenas na região da Amazônia brasileira, a produção de O Território captou imagens durante três anos. As cenas contam com impressionantes cenas de paisagem e um design de som cheio de texturas.





