Pesquisar
Close this search box.
História de Formosa

A origem de Formosa segundo Olympio Jacintho

Olympio Jacintho era mineiro de Patrocínio. Enquanto viveu em Formosa, no período de 1872 a 1938, manteve contato com os moradores mais antigos da região, pesquisou e escreveu sobre a história de Formosa. Parte de seus escritos encontram-se resumidos no livro “Esboço histórico de Formosa“, publicado em  1979 pela Brasília, Independência. Seguem excertos dos textos de Jacinto que lançam luz sobre a história de Formosa:

Houve, na margem esquerda do ribeirão Paranã, um povoado, situado por baixo da barra do ribeirão Itiquira, afluente da margem esquerda daquele. Esse povoado, que tinha a denominação de arraial de Santo Antonio (dele existem taperas de casas e de uma capela), foi edificado em local inabitável: entre várzeas paludosas e o mal afamado ribeirão Paranã que, depois de receber inúmeros afluentes, é um dos maiores tributários do rio Tocantins. Os habitantes desse povoado, vendo-se dizimados, todos os anos, pelas febres intermitentes, transferiram-se para a localidade, onde hoje se acha a cidade de Formosa, distante oito léguas dali, por ser salubre, e porque nela se estacionavam os negociantes ambulantes de fazendas, ferragens, sal e café, que vinham sobretudo de Minas Gerais, e, receosos das febres do Paranã, ali esperavam que os paranistas viessem trazer-lhes gado, couros solas e salitre, para permutarem suas mercadorias.

(…)

A povoação de Couros foi criada por crioulos, que vieram do Paranã, acossados pela febre (…).  (…) deve ter sido mesmo no meado do século XVIII que esses habitantes se estabeleceram em  Couros, onde levaram suas cabanas, cobertas de peles de animais, que deu origem ao nome do novo povoado, que criaram. Foram essas habitações edificadas na atual rua do Norte, de Formosa. A denominação desta rua foi mudada pela Câmara Municipal em 20 de setembro de 1877, por indicação do vereador João Moreira Ribeiro; até essa data era denominada rua dos Crioulos.”

ANOTE AÍ:

Em sua obra póstuma, “Álbum de Formosa”, publicado pela família em 2013, o escritor formosense Alfredo A. Saad disputa  a história de que as primeiras casas de Formosa fossem cobertas de peles de animais.

Segundo Saad, as casas eram cobertas de capim e as peles, com valor de mercado, eram produtos utilizados para o comércio.

A rua do Norte, antes rua dos Crioulos, a primeira rua de Formosa corresponde hoje à Rua Jesulino Malheiros.

As citações de Jacintho encontram-se registradas no livro “Brasília e Formosa, 4.500 anos de história”, Gustavao Chauvet, Terra Mater Brasília, 2005.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”follow” openin=”samewindow” url=”https://lojaxapuri.info/categoria-produto/revista/”]ASSINE AQUI[/button]

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

×