Jogos Ambientais da Biologia: Tecnologia da Informação e Comunicação como Ferramenta para a Educação Ambiental
Ao longo dos séculos, a população mundial tem degradado a natureza para extração insustentável de seus recursos. No entanto, uma nova concepção da ação humana sobre o meio ambiente precisa ser estabelecida e, para isso, faz-se importante a realização da Educação Ambiental.
A Educação Ambiental conscientiza e sensibiliza a responsabilidade do individual e do coletivo quanto aos problemas ambientais, buscando a resolução destes problemas para o estabelecimento e a manutenção da qualidade de vida humana.
De acordo com a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, a E.A deve estar em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Em ambientes formais, tais como nas escolas, o ensino em E.A baseado no uso de computadores confere uma alternativa lúdica e inclusiva, interpondo o avanço científico e social ao cotidiano escolar.

Assim, o estudo de temáticas que envolvam a E.A ganha destaque com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que por se basearem no uso de computadores, notebooks, tablets ou celulares, podem incluir uma série de jogos computacionais na área socioambiental.
JOGO SOCIOAMBIENTAL DA BIO
O Jogo Socioambiental da Bio foi desenvolvido por discentes do Curso de Ciências Biológicas da PUC Goiás e também voluntários do Programa Socioambiental e de Economia Solidária (PROSA) da PUC Goiás, sob a supervisão de docentes pertencentes à mesma instituição e ao PROSA.
O Jogo em questão é uma Tecnologia de Informação e Comunicação que dispõe de informações ambientais da atualidade, incluindo imagens e textos. Foi criado com o intuito de ser aplicado em aulas de informática para alunos de Ensino Fundamental, a fim de sensibilizá-los e conscientizá-los a respeito da importância do equilíbrio
ambiental para a proteção do direito à vida.
Também se ressalta como vantagem do emprego do Jogo Socioambiental da Bio nas escolas, o: aumento da capacidade de enfrentar os desafios da sociedade da informação; o fornecimento de subsídios que facilitem o acesso ao mundo do trabalho; e, a ruptura da previsibilidade, predeterminação e homogeneização monoculturalizante.
DESCRIÇÃO DO JOGO
O Jogo Socioambiental da Bio foi criado no programa Microsoft Windows Excel 2007 e não demanda uma conexão com a internet. Uma vez que o programa permite novas edições, os temas do jogo são passíveis de modificações, tornando-se remodelável para se aplicar a diferentes públicos e assuntos referentes à E.A.

Desta forma, o Jogo Socioambiental da Bio pretende empregar uma linguagem escrita e visual que seja divertida e capaz de conduzir os educandos a uma atenção ampliada, instigando-os a refletir sobre a realidade ambiental local e global do mundo em que vivem.

É uma ferramenta capaz de estimular as escolas de Ensino Fundamental a conhecerem os avanços técnicos científicos da atualidade e a inseri-los no cotidiano do processo ensino-aprendizagem.
O jogo em estudo é também um método interativo para formação de um aluno agente de sua própria educação, consciente dos desafios ambientais da atualidade e da necessidade de redefinição das relações entre sociedade
humana e natureza.

Autores:

Sarah Amado Ribeiro: Bióloga, Mestre em Ciências Ambientais e
Saúde, Doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade.

José Ulisses Araújo de Souza: Acadêmico do Curso de Ciências
Biológicas da PUC Goiás.

Nicole Fighera Amorim Mendes: Acadêmica do Curso de Ciências
Biológicas da PUC Goiás.

Sabrina Sara Moreira Duarte: Acadêmica do Curso de Ciências
Biológicas da PUC Goiás.

<
p style=”text-align: center;”>Foto Ilustrativa – Reprodução/Internet





