Reserva Natural Salto Morato: Novo espaço vira centro de integração da Mata Atlântica
Novo auditório na Reserva Natural Salto Morato, no litoral norte do Paraná, será um espaço para fomentar ações ligadas à conservação da natureza
A Reserva Natural Salto Morato, localizada no município de Guaraqueçaba, a 163 quilômetros de Curitiba, ganhou um novo espaço em suas instalações, que estimulará discussões sobre temas ligados ao meio ambiente e conservação da biodiversidade. O auditório Morato foi inaugurado na última terça-feira (18) na Reserva Natural Salto Morato.
O espaço tem capacidade de 40 pessoas e todos os recursos disponíveis nele permitirão a realização de seminários, aulas de campo e eventos diversos, cujos objetivos sejam fundamentados na conservação da natureza e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O nosso objetivo é que os atores ligados à conservação da natureza, sejam instituições privadas ou órgãos públicos, utilizem esse espaço para criar ações, promover debates e enriquecer a gama de realizações em prol da causa. Queremos consolidar a Reserva Natural Salto Morato como um centro de integração da Mata Atlântica” comenta Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
O evento de inauguração do espaço contou com a presença de Miguel Krigsner e Artur Grynbaum, fundador e presidente do Conselho Curador e diretor-presidente da Fundação Grupo Boticário, respectivamente, bem como de executivos do Grupo Boticário, empresa mantenedora da Fundação. Além disso, estiveram presentes no evento representantes de instituições públicas e privadas da causa ambiental, pesquisadores e órgãos públicos ligados a iniciativas de pesquisa e conservação da natureza, como o Instituto Federal do Paraná e o Batalhão da Polícia Ambiental do Paraná.
A Reserva Natural Salto Morato é uma Unidade de Conservação (UC) mantida pela Fundação Grupo Boticário desde 1994 e, em 1999, foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. São 2.253 hectares que integram a maior área contínua de Mata Atlântica no país, com expressiva concentração de espécies de aves que ocorrem apenas nesse bioma, sendo várias delas ameaçadas de extinção. Desde sua criação já foram identificadas na reserva 646 espécies vegetais vasculares, 93 espécies de mamíferos, 325 espécies de aves, 36 espécies de répteis, 61 espécies de anfíbios e 55 espécies de peixes.
Mais informações sobre disponibilidade e agendamento do espaço podem ser solicitadas pelo e-mail contato@fundacaogrupoboticario.org.br