Álcool e Cafeína: Uma combinação perigosa
A cafeína não ajuda nenhuma pessoa bêbada a ficar sóbria. Na maior parte dos casos, pra curar bebedeira, só o tempo. Pro porre ser menor, comer antes de beber pode atrapalhar um pouco o aumento do álcool na corrente sanguínea…
Por Eduardo Weiss
Você já passou por isso? Bebeu demais na festa e, então, pra manter a sobriedade, tomou aquele super copo de café amargo? Esquece, a mistura de café com álcool não baixa a sua embriaguez, pode até te “acordar” um pouco, mas não te deixa mais sóbrio. Pior, gera sérios riscos para a sua saúde.
Segundo a dra Mary Claire O´Brien, diretora da Wake Forest School of Medicine, que realiza estudos sobre a relação entre a cafeína e o álcool, essa é uma “tempestade perfeita”.
A cafeína é um estimulante que, ao bloquear uma substância chamada adenosina, deixa o organismo em estado de alerta e faz a gente se sentir com menos cansaço. Em um primeiro momento, o álcool, ao liberar dopamina, também funciona como um estimulante, porém não cria um estado de alerta.
risco da combinação
Ao contrário, depois da ingestão inicial, o álcool libera a GABA, uma substância que resulta em sedação, deixando as pessoas cansadas e sonolentas.
O risco da combinação de cafeína com álcool aumenta quando, ao combinar essas duas substâncias, seu cérebro cria uma falsa sensação de segurança e aptidão, deixando você achar que está mais desperto e menos bêbado, o que, de fato, não acontece.
E aí é que mora o maior perigo. Há pessoas que, depois de um café, insistem em dirigir, dizendo que o efeito do álcool já passou. Só que, se uma criança atravessar a rua inesperadamente, a reação da pessoa pode não ser rápida o bastante e, as- sim, ela pode acabar causando uma tragédia.
Ou, segundo a Dra. O´Brien, ao experimentar essa falsa sensação de sobriedade, as pessoas podem voltar a beber, correndo o risco de sofrer uma intoxicação.
Moral da história: a cafeína não ajuda nenhuma pessoa bêbada a ficar sóbrio. Na maior parte dos casos, pra curar bebedeira, só o tempo. Pro porre ser menor, comer antes de beber pode atrapalhar um pouco o aumento do álcool na corrente sanguínea.
Especialistas também dizem que alternar bebida alcoólica com água ajuda. Não diminui a absorção do álcool pelo organismo, mas, ao deixar seu corpo mais hidratado, pode deixar menos espaço para o álcool na sua celebração.