Sidney Poitier, intérprete dos nossos sonhos. Obrigada! –
Iêda Leal
– Sidney Poitier grande ator de Hollywood e primeiro homem negro a receber o Oscar – Melhor Ator. Um homem que nos deu grandes possibilidades ao interpretar nossas emoções nas telas dos cinemas. Ahhhh, Sidney fez uma legião de pessoas entender o papel de professoras/es comprometidas/os com a educação.
Sempre foi seu olhar que nos encantava com as milhares de palavras que saiam de seus gestos, de seus olhos, do seu corpo negro. Sempre se posicionou do nosso lado. O lado da resistência e de luta contra o racismo . Aos 94 anos, numa sexta-feira de janeiro, você resolveu encantar outros palcos.
Era um cidadão bahamense-americano – por nascer em Miami, em 1927 e ser filho de pai e mãe nascidos nas Bahamas. Um bom filho.
Poitier levou o Oscar por seu trabalho em “Uma Voz nas Sombras”, de 1963, e também era conhecido por sua atuação em “Ao Mestre, com Carinho”, “Adivinhe Quem vem para Jantar” e “No Calor da Noite”, todos lançados em 1967. Eu (encantada) pude assistir todas as suas obras, um espetáculo….. Nossa geração pode assistir Sidney em suas variadas e perfeitas interpretações. Fez Escola!!!… Mas ninguém será igual.
Fica aqui minha vontade de acreditar que meu mestre sempre estará comigo. Obrigada, Sidney! Eu continuarei de esperando pra mais um jantar, pois em nossas mesas você seria recebido com abraços e muito amor.
Entenda um pouquinho da história desse brilhante ator: “O ator encabeçou muitas produções com temas raciais, abordando os direitos civis dos negros e negras, fazendo críticas a estereótipos, dos quais fugia. Ele era um dos últimos astros vivos da Era de Ouro de Hollywood e chegou a ser homenageado pela Academia em 2002, recebendo uma premiação por sua contribuição ao cinema.
[smartslider3 slider=43]