Pesquisar
Close this search box.
tatu-bola

Tatu-Bola: O menor tatu do Brasil

O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), também conhecido como tatu-apara, bola, bolinha, tranquinha, ou tatu-bola-do-nordeste, a menor espécie de tatu do Brasil, é endêmico (só vive nesses locais) da Caatinga e do Cerrado.

Com presença já registrada em 12 estados brasileiros – Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte – o bolinha, que tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, mede cerca de 50 cm e pesa até 1,2 kg.

O nome vem de sua capacidade de, ao se sentir ameaçado, se fechar e “virar” uma bola para proteger as partes moles de seu corpo. O bola também se diferencia do Tolypeutes tricinctus e do T. matacus, a outra espécie do mesmo gênero, porque tem cinco unhas nas patas anteriores.

O tatu-bola, cujas fêmeas geram um ou, menos frequentemente, dois filhotes por ninhada, não escava buraco e utiliza como esconderijo tocas abandonadas, razão porque, além da fragmentação do seu habitat, torna-se mais vulnerável ao ataque de predadores e à caça humana.

O bola encontra-se na lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, estando criticamente ameaçada no estado de Minas Gerais e vulnerável no Pará.

A espécie também está enquadrada como vulnerável pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (2007) e pelo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção, da Biodiversitas (2008). Em médio prazo, corre alto risco de extinção.

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/tatu-bola.htm

tatu-bola tatu-bola tatu-bola

ANOTE:  Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: http://xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília,encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.

Camiseta Krenak: http://xapuri.info/produto/camiseta-krenak/

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 112
REVISTA 109
REVISTA 110
REVISTA 111
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes