Via Satélite: Uma viagem à culinária dos sonhos
Quer fazer agora mesmo uma viagem à culinária dos sonhos? O Sindicato dos Bancários acaba de facilitar as coisas pra você. Inauguramos (no dia 8 de agosto), aqui na sede do Sindicato, o restaurante Via Satélite, com pratos típicos de todos os biomas brasileiros.
É isso mesmo. Daqui por diante, você não precisa viajar milhares de quilômetros, nem pagar caro, para provar as delícias de um prato típico da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica, do Pantanal ou mesmo dos longínquos Pampas.
Estando em Brasília, basta chegar aqui na EQN 314/315 Sul, para tomar um café da manhã, almoçar ou fazer aquele lanche da tarde, todos os dias, de segunda a sexta-feira, tudo preparado com amor pelo Chef Edson Leite, e receber o atendimento carinhoso de Adélia Rodrigues, gestora da Gastronomia Periférica, nossa empresa parceira nesta empreitada.
Essa é uma oportunidade única de você experimentar as delícias de uma culinária saborosa e diversa, ao mesmo tempo em que apoia o nosso projeto pedagógico e social de um restaurante-escola voltado para a capacitação em gastronomia de jovens que residem nas áreas periféricas de Brasília.
O SONHO REALIZADO
“O projeto nasceu um ano atrás, com a ideia de a gente ter um espaço gastronômico que pudesse atender as pessoas que visitam o Teatro dos Bancários. Então, fizemos uma pesquisa, em busca de uma parceria que pudesse ter o cunho socioambiental, o cunho de distribuição de renda, e que contribuísse para a formação das pessoas, especialmente de jovens. Nessa busca, descobrimos o projeto da Gastronomia Periférica, e eu visitei o Restaurante da Quebrada [restaurante-escola da empresa em São Paulo]. Desde então, já faz um ano que estamos nessa luta. Felizmente, fizemos aqui no Sindicato o primeiro treinamento dos alunos e alunas, que já estão na ativa, e estamos agora trabalhando para treinar 50 novos profissionais. O resultado desse esforço aqui está: um restaurante ambientalmente sustentável, com pratos que utilizam produtos locais da temporada, orgânicos e frescos, servindo, com amor, uma comida saborosa e gerando empregos para pessoas das comunidades periféricas de Brasília. ” – Eduardo Araújo, Presidente do Sindicato dos Bancários – DF
Assista o vídeo:
O CARDÁPIO
Criado em torno dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, o cardápio do Via Satélite exemplifica, segundo Adélia, não somente os dotes culinários da talentosa equipe das cidades-satélites de Brasília, mas também representa a imensa diversidade e beleza de deliciosos sabores que se encontram somente no Brasil. Confira o Cardápio do Dia da Inauguração:
COMBO AMAZÔNIA
Bolinho de Pirarucu
Caldeirada de Pirarucu: acompanha arroz branco e salada de feijão
Mousse de Cupuaçu
COMBO CAATINGA
Salada nordestina
Vatapá com arroz, farofa e vinagrete
Mungunzá
COMBO CERRADO
Galinhada com pequi
Doce de leite com castanha de baru
COMBO MATA ATLÂNTICA
Dadinho de tapioca
Moqueca de banana
Cocada cremosa
COMBO PAMPAS
Chips de batata doce
Arroz carreteiro
Ambrosia
COMBO PANTANAL
Caldinho de abóbora
Macarrão de comitiva
Furrundum
QUEM VISITOU, GOSTOU!
“Este restaurante está sendo gerido por pessoas periféricas, portanto cumpre com um princípio extremamente importante da economia solidária, que é a inclusão socioprodutiva das pessoas. Com essa iniciativa, o Sindicato dos Bancários contribui para fortalecer a economia solidária e, dessa forma, enriquece também todo o Distrito Federal.” Kelly Quirino.
“A iniciativa do Sindicato dos Bancários de criar um restaurante-escola é fundamental e vai ser muito importante para a população de todo o DF. Além da comida ser uma delícia, vai gerar a criação de uma série de oportunidades para a nossa população. É mais um projeto muito importante, patrocinado pelo Sindicato dos Bancários. Estão de parabéns toda a direção do Sindicato, todos os bancários, todas as bancárias, e todas as pessoas que apoiarem o Via Satélite.” Marivaldo Pereira.
“Mais uma vez, o Sindicato dos Bancários aqui de Brasília se torna uma referência em atuar em áreas que muitos sindicatos pelo Brasil afora ainda não atuam, que é na geração de trabalho, na geração de renda. A iniciativa gastronômica e periférica traz para nós a certeza de um salto de qualidade na vida do Sindicato, na vida dos Bancários e na vida do Distrito Federal.” Niro Barrios.