Procura
Fechar esta caixa de pesquisa.
VIA SATÉLITE

VIA SATÉLITE: UMA VIAGEM À CULINÁRIA DOS SONHOS

Via Satélite: Uma viagem à culinária dos sonhos

Quer fazer agora mesmo uma viagem à culinária dos sonhos? O Sindicato dos Bancários acaba de facilitar as coisas pra você. Inauguramos (no dia 8 de agosto), aqui na sede do Sindicato, o restaurante Via Satélite, com pratos típicos de todos os brasileiros.

É isso mesmo. Daqui por diante, você não precisa viajar milhares de quilômetros, nem pagar caro, para provar as delícias de um prato típico da , do , da , da , do ou mesmo dos longínquos Pampas.

Estando em , basta chegar aqui na EQN 314/315 Sul, para tomar um café da manhã, almoçar ou fazer aquele lanche da tarde, todos os dias, de segunda a sexta-feira, tudo preparado com amor pelo Chef Edson Leite, e receber o atendimento carinhoso de Adélia Rodrigues, gestora da Gastronomia Periférica, nossa empresa parceira nesta empreitada.

Essa é uma oportunidade única de você experimentar as delícias de uma culinária saborosa e diversa, ao mesmo tempo em que apoia o nosso projeto pedagógico e social de um restaurante-escola voltado para a capacitação em gastronomia de jovens que residem nas áreas periféricas de Brasília.

O SONHO REALIZADO

VIA SATÉLITE: UMA VIAGEM À CULINÁRIA DOS SONHOS
Foto: Eduardo Pereira

“O projeto nasceu um ano atrás, com a ideia de a gente ter um espaço gastronômico que pudesse atender as pessoas que visitam o Teatro dos Bancários. Então, fizemos uma pesquisa, em busca de uma parceria que pudesse ter o cunho socioambiental, o cunho de distribuição de renda, e que contribuísse para a formação das pessoas, especialmente de jovens. Nessa busca, descobrimos o projeto da Gastronomia Periférica, e eu visitei o Restaurante da Quebrada [restaurante-escola da empresa em São Paulo]. Desde então, já faz um ano que estamos nessa luta. Felizmente, fizemos aqui no Sindicato o primeiro treinamento dos alunos e alunas, que já estão na ativa, e estamos agora trabalhando para treinar 50 novos profissionais. O resultado desse esforço aqui está: um restaurante ambientalmente sustentável, com pratos que utilizam produtos locais da temporada, orgânicos e frescos, servindo, com amor, uma comida saborosa e gerando empregos para pessoas das comunidades periféricas de Brasília. ” – Eduardo Araújo, Presidente do Sindicato dos Bancários – DF

Assista o vídeo:

O CARDÁPIO

Criado em torno dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, o cardápio do Via Satélite exemplifica, segundo Adélia, não somente os dotes culinários da talentosa equipe das cidades-satélites de Brasília, mas também representa a imensa diversidade e beleza de deliciosos sabores que se encontram somente no . Confira o Cardápio do Dia da Inauguração:

COMBO AMAZÔNIA

Bolinho de Pirarucu
Caldeirada de Pirarucu: acompanha arroz branco e salada de feijão
Mousse de Cupuaçu

COMBO CAATINGA
Salada nordestina
Vatapá com arroz, farofa e vinagrete
Mungunzá

COMBO CERRADO
Galinhada com
Doce de leite com castanha de baru

COMBO MATA ATLÂNTICA

aa bancarios 3 1 e1723499885509

QUEM VISITOU, GOSTOU!

Mural de Informações do Via Satélite

“Este restaurante está sendo gerido por pessoas periféricas, portanto cumpre com um princípio extremamente importante da economia solidária, que é a inclusão socioprodutiva das pessoas. Com essa iniciativa, o Sindicato dos Bancários contribui para fortalecer a economia solidária e, dessa forma, enriquece também todo o Distrito Federal.”  Kelly Quirino.

A iniciativa do Sindicato dos Bancários de criar um restaurante-escola é fundamental e vai ser muito importante para a população de todo o DF. Além da comida ser uma delícia, vai gerar a criação de uma série de oportunidades para a nossa população. É mais um projeto muito importante, patrocinado pelo Sindicato dos Bancários. Estão de parabéns toda a direção do Sindicato, todos os bancários, todas as bancárias, e todas as pessoas que apoiarem o Via Satélite.”  Marivaldo Pereira.

Mais uma vez, o Sindicato dos Bancários aqui de Brasília se torna uma referência em atuar em áreas que muitos sindicatos pelo Brasil afora ainda não atuam, que é na geração de trabalho, na geração de renda. A iniciativa gastronômica e periférica traz para nós a certeza de um salto de qualidade na vida do Sindicato, na vida dos Bancários e na vida do Distrito Federal.” Niro Barrios.

Logo Sindicato dos Bancários DF - Bancários DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMA REVISTA PRA CHAMAR DE NOSSA

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!