Viajantes Apressados num Planeta Errante
O meio ambiente é formado basicamente por três grandes conjuntos de elementos ou recursos: as Biogeoestruturas, o Entorno e os Sistemas Externos Incidentes.
Por Altair Sales Barbosa
O primeiro conjunto é composto por três recursos de natureza material: o atmosférico, o hidrosférico e o litosférico, e de um quarto recurso, constituído pelos seres vivos, que são sistemas de base físico-química, com variados padrões de organização específicos, automanuteníveis, autoperpetuáveis e autorreguláveis, com a capacidade de evoluir ao longo do tempo e de relacionar-se entre si e com o meio. Esses quatro recursos que formam o primeiro conjunto recebem a denominação de Biogeoestruturas.
O segundo grande conjunto recebe a denominação de Entorno e varia de lugar, conferindo a cada ambiente suas características. O Entorno é formado por uma série de fatores físicos e físico-químicos, tais como o clima ou regime climático, a energia, a gravidade e a gravitação, o relevo ou topografia, a intensidade de ruídos, a concentração iônica, o fogo espontâneo ou proveniente de outras causas.
O terceiro conjunto de componentes são os chamados Sistemas Externos Incidentes, que proporcionam insumos de energia e/ou matéria. Entre esses, o sol, que proporciona energia radiante aos sistemas terráqueos, e os sistemas marinhos, que proporcionam oxigênio aos sistemas terrestres aéreos, através dos ventos.
Os três grupos de componentes ou conjuntos citados – biogeoestruturas, entorno e sistemas externos incidentes – não estão justapostos no meio ambiente, mas interatuam, formando sistemas dotados de alto grau de organização, como uma maneira de contrapor a tendência à entropia que têm os sistemas físicos e químicos.
Esses sistemas que representam as unidades de organização do meio ambiente recebem o nome de ecossistemas ou sistemas ecológicos. Cada ecossistema compreende uma atmosfera, uma hidrosfera, uma litosfera e uma comunidade biótica, ou seja, o conjunto de populações vegetais e animais. Compreende também os elementos do entorno e os elementos originados dos sistemas externos incidentes, que atuam localmente.
Portanto, um ecossistema é um sistema integrado por todos os organismos vivos, incluindo o homem, e pelos componentes físicos e químicos presentes, que ocupam o setor ambiental definido no espaço e no tempo e cujas propriedades reais de funcionamento e regulamentação derivam das interações de seus componentes, estando condicionado o comportamento de cada um.
O ser humano atual é o resultado de dois processos evolutivos que se sobrepuseram ao longo do tempo: a evolução biológica, que compartilha com os demais seres vivos e que fundamentalmente consiste na transferência de adaptações biológicas que facilitam a sobrevivência e a seleção das espécies, e a evolução cultural, resultado dos avanços tecnológicos logrados pela espécie humana em sua evolução biológica.
A grande maioria dos estudos contemporâneos aponta que a raiz dos males da sociedade moderna reside na dicotomia Homem-Natureza, que por sua vez é a base na qual está a essência da cultura ocidental. Esse é o grande paradigma da contemporaneidade.
Portanto, se o Homosapiens-sapiens não tiver conhecimento e liberdade necessária e suficiente para entender os caminhos profundos dessa luta a favor do meio ambiente como um todo, eliminando os eixos da superficialidade, não passará de um viajante apressado nesse planeta errante.