Você sabe se preto entra no céu?
Encontro um ex-aluno que me pergunta: “prof vc que é interado das coisas, sabe se preto entra no céu?” Na hora me lembrei do cantor Chico César e respondi: não sei, mas o cantor Chico César diz que alma não tem cor.
Por Marcos Jorge Dias
E perguntei: por quê? Ele respondeu: “um bacana foi lavar o carro onde que eu trabalho e me disse que era pra eu lavar direito se não quando o candidato dele for presidente ele me manda pro inferno.
Eu trabalho, ajudo minha mãe, não sou de facção nenhuma, nem fumo merla, as vezes vou no culto com minha vó e o cara dizendo que vai me mandar pro inferno! Será que é porque eu sou preto?”
As lágrimas vieram, mas virei o rosto e disse para ele: ah! Vota no Haddad, faz faculdade de direito e quem sabe vc será o advogado que vai tirar esse bundão da cadeia. É mesmo, disse ele. E foi embora sorrindo.
Marcos Dias
Encontrei, e me emocionei, com este texto curto, doído e necessário na página do professor, poeta e escritor acreano Marcos Dias no Facebook.
Nesses tempos tão difíceis de intolerância e preconceito, oxalá pequenos depoimentos como este do Marcos possam nos ajudar a refletir sobre o rumo para onde essa direita fascista quer levar nosso país.
Um exemplo dessa insanidade é o assassinato do mestre da capoeira Romualdo Rosário da Costa (29/10/ 1954 – 8/10/2018) , o Moa do Katendê, tirado da roda por um golpe fatal de um eleitor do coiso, apenas por declarar voto em Fernando Haddad.
O compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador na propagação da cultura afro-brasileira. pagou com o vida a “ousadia” de se expressar livremente nesse momento em vemos, estupefatos, o sonho da paz ceder lugar à apologia das armas.
E, pior, não é só apologia: nesta primeira semana de maio de 2019, o Coiso liberou, por decreto presidencial, o porte de armas no Brasil. Há reações por todo lado, o que não sabemos é se conseguirão deter a barbárie.
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!
P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!