7ª Marcha das Margaridas retorna a Brasília neste mês

7ª Marcha das Margaridas retorna a Brasília neste mês

A 7° Marcha das Margaridas ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Por Xepa/Mídia Ninja

Organizada a cada quatro anos, a 7° Marcha das Margaridas ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, reunindo cerca de 100 mil mulheres do campo, das florestas, das águas e das cidades sob o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”, na luta pela democracia e a reconstrução da esperança para o povo brasileiro.

A mobilização deste ano acontece em um momento muito importante da história, tendo em vista que a última marcha ocorreu em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL). Assim, a próxima edição da maior ação de mulheres da América Latina marca, também, o novo momento político em que vive o povo brasileiro. Por isso, o lema da marcha enfatiza esse momento de reconstrução.

A capital do país receberá milhares de trabalhadoras que garantem a segurança alimentar, o crescimento econômico e o desenvolvimento social do nosso país, mulheres que marcam a política brasileira, mesmo que essas, sendo 50% da população, ainda sejam minoria nos espaços de direção dos sindicatos, partidos políticos, governos e demais esferas de poder devido à desigualdade no sistema de disputa, feito por e para os homens.

O bem viver entra na trajetória das margaridas justamente apontando para as questões centrais que precisam ser construídas e reconstruídas nesse novo cenário. A luta coletiva emana por modos de fortalecimento da soberania e segurança alimentar e nutricional, assim como pela participação das mulheres na política e nos espaços de decisões e que as mulheres do campo, da floresta e das águas tenham autonomia sobre seus corpos-territórios, a fim de cultivar relações em que o cuidado e os afetos sejam resguardados por todas e todos.

“Somamos às companheiras urbanas para defender um país onde as mulheres sejam respeitadas, mas, sobretudo, no qual possam ocupar espaços de poder e decisão. E seguimos defendendo a agroecologia, reforma agrária, nossos territórios e bens comuns, como a biodiversidade. São temas presentes na plataforma política da Marcha das Margaridas”, afirma a coordenadora geral da marcha, Mazé Morais.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 103
REVISTA 104
REVISTA 102
REVISTA 101
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

[instagram-feed]