Brasil produz pneu sustentável com resíduos agrícolas que economiza combustível e tem vida útil 8 vezes maior
Somente no Brasil, cerca de 90 milhões de pneus são descartados por ano. Pneus esses que ocupam muito espaço nos aterros sanitários, liberam toxinas que contaminam os lençóis freáticos e, muitas vezes, são queimados, liberando gases extremamente tóxicos na atmosfera.
Por Débora Spitzcovsky/The Green Post
E se fosse possível ajudar a lidar com todos esses desafios a partir da produção de um pneu mais sustentável? Depois do pneu feito da planta dente-de-leão, vem aí o pneu produzido com resíduos agrícolas – e fabricado 100% no Brasil.
Trata-se do pneu Eaggle Go, inovação da Goodyear, que segundo a multinacional é 90% composto por materiais sustentáveis. Os principais são óleo de soja, excedente do processo de produção da proteína de soja, e resíduos de casca de arroz, que também sobram das etapas de processamento do cereal e acabam nos aterros sanitários.
A Goodyear também destaca o novo poliéster usado no pneu: em vez do convencional à base de petróleo, a multinacional optou por uma alternativa mais sustentável, feita de resinas biorrenováveis da árvore pinheiro.
Testes de performance mostraram que, além de ter matéria-prima muito mais sustentável, o Eaggle Go tem melhor desempenho, podendo rodar até 500 mil quilômetros – uma vida útil 8 vezes maior do que a de um pneu convencional, que roda cerca de 60 mil quilômetros – e ainda gasta menos combustível, por ter melhor aderência.
Será que a tendência pega? A Goodyear se comprometeu a disponibilizar o Eaggle Go para o mercado ainda em 2023 e mais: a multinacional tornou público o desafio de, até 2030, lançar o primeiro pneu 100% sustentável da indústria automobilística. Aguardemos cenas dos próximos capítulos…
Leia também: Pneus velhos são usados como matéria-prima para fazer concreto sustentável.