Caverna Escaroba: espetáculo da natureza
“Um mundo que não vê luz solar. Formas esculpidas pela natureza, espetáculo que vale a pena conhecer.” Assim se pode definir a Caverna Escaroba, uma caverna de formação rochosa calcária, com aproximadamente 200 metros de extensão, cortada por um córrego que desaparece por um sumidouro e ressurge do outro lado
O lugar é repleto de formações espeleológicas muito bonitas, e também de muita vida, devido ao fato de o córrego que a corta levar muitas sementes e matéria orgânica, o que faz com que as plantas germinem lá dentro, mas não prosperem, devido à falta da luz do sol. A água esculpe as rochas, criando as diferentes imagens que chamam a atenção dos visitantes.
Localizada em uma propriedade particular do município de Formosa, Goiás, próxima ao povoado do Barreiro, a cerca de 54 km da Cidade, 140 km de Brasília e 430 de Goiânia, capital do Estado de Goiás, a gruta faz parte dos roteiros turísticos de Formosa e é refúgio natural para quem procura o contato com a natureza
Para se chegar à entrada da caverna, é preciso fazer uma pequena caminhada, cerca de 1 km, em meio à vegetação nativa do Cerrado. Conhecida dos e das praticantes de rapel, a entrada também pode ser feita pela claraboia, uma fenda existente no teto da caverna, de aproximadamente 20 metros, que dá acesso ao seu interior.
CAVERNAS GOIANAS
As cavernas possuem importante função ambiental de armazenar água, sendo úteis na recarga de aquíferos, rios subterrâneos e lençóis freáticos e garantindo o abastecimento das populações. Além da pesquisa científica, essas formações naturais podem ser utilizadas para turismo, lazer, esportes e fins religiosos, gerando emprego e renda nas regiões em que ocorrem.
O Estado de Goiás possui 521 cavernas cadastradas na Sociedade Brasileira de Espeleologia, organismo não governamental que congrega grupos dedicados à pesquisa, exploração e proteção das grutas e cavernas no País.
As cavernas de Formosa estão no Cadastro Nacional de Cavernas do Brasil (CNC), e a Caverna da Escaroba ocupa o 44° lugar entre as maiores cavernas do país. Também estão registradas a Gruta da Jabuticaba em 18° lugar, o Buraco das Andorinhas em 22° lugar e a Gruta da Ferradura em 36°.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Valor da Entrada: R$ 10,00
Horário de Visitação: das 8 às 17 horas
Visitação: Guiada
CONTATOS
AGECTur
Telefone: (61) 9848-5938
Secretaria de Turismo
Telefones: (61) 3981-1234 / (61) 9686-0142
Facebook: Secretaria de Turismo de Formosa-GO