Escola pública de SP ganha horta orgânica de 600 m2 para ajudar no combate à fome dos alunos
A Escola Municipal de Ensino Básico Professora Nurimar Martins Hiar, localizada no município de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, ganhou uma Horta Comunitária Orgânica com extensão de 600 m².
Por Jéssica Miwa
O projeto foi desenvolvido em parceria com Gerando Falcões, Ifood, Elo, Cidadão Sem Fome e Pé de Feijão. O objetivo é aproximar os estudantes dos alimentos e de seu processo de produção, para que tenham uma relação mais saudável com a comida. Tudo o que for cultivado na horta será usado na merenda escolar e também ofertado às famílias dos alunos.
O projeto envolveu toda a equipe da unidade e os 730 estudantes, ocupando a área externa para o plantio de árvores frutíferas e hortaliças. Com a horta serão desenvolvidas múltiplas capacidades e conhecimentos que vão desde o plantio até a alimentação saudável, percepção da importância dos alimentos e da agricultura e a relação do meio ambiente com o ser humano.
Segundo a ONG Gerando Falcões, a iniciativa vai além da ação pedagógica. Irá contribuir com o combate à fome e pobreza e será uma ferramenta de transformação da comunidade. “As pessoas aqui deram um show de cidadania. Essas crianças merecem o melhor e não só as migalhas. Vamos combater a pobreza e mudar esse cenário”, disse Eduardo Lyra, CEO da organização.
Os alunos puderam também pintar e ornamentar os vasos e já levaram para casa mudas plantadas por eles.
Fonte: The Green Post. Foto de capa: (Divulgação – Gerando Falcões). Este artigo não representa a opinião da Revista e é de responsabilidade da autora.